Carreira Dev

25 abr, 2019

Alunos da USP vencem concurso do MIT com software sobre doenças crônicas

Publicidade

Alunos da Universidade de São Paulo participaram de uma disputa no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. Eles criaram um software e conquistaram o primeiro lugar na HackBrazil, competição que premia ideias brasileiras inovadoras. O evento fez parte da Brazil Conference at Harvard & MIT, em Boston.

A ideia dos estudantes, em parceria com um administrador, foi criar um software inteligente. Ele  calcula o risco de uma pessoa ser afetada por doenças crônicas no futuro. Segundo informações do Jornal da USP, a nova tecnologia ganhou o nome de Blue.

A Blue integra e analisa um grande banco de dados hospitalares e laboratoriais, considerando desde consultas e exames realizados. Avalia, ainda, itens como nível de glicose, hábitos alimentares, frequência de atividade física e o histórico de saúde na família.

Software em prol da saúde

De acordo com informações do Jornal da USP, o sistema consegue prever os riscos de uma pessoa ser diagnosticada com diabetes e doenças cardiovasculares. Porém, o objetivo dos alunos é aperfeiçoar o software para a previsão de outras doenças.

O software fez nascer a startup Blue, que venceu a HackBrazil. Os jovens tiveram apenas três minutos para apresentar a startup a uma banca de jurados composta por grandes nomes da tecnologia.

Os criadores da Blue receberam R$ 75 mil de prêmio, para investir no crescimento da empresa. Os recursos, de acordo com o Jornal da USP, devem ser usados para aumentar as fontes de dados utilizadas pelo software.