Alunos da Universidade de São Paulo participaram de uma disputa no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. Eles criaram um software e conquistaram o primeiro lugar na HackBrazil, competição que premia ideias brasileiras inovadoras. O evento fez parte da Brazil Conference at Harvard & MIT, em Boston.
A ideia dos estudantes, em parceria com um administrador, foi criar um software inteligente. Ele calcula o risco de uma pessoa ser afetada por doenças crônicas no futuro. Segundo informações do Jornal da USP, a nova tecnologia ganhou o nome de Blue.
A Blue integra e analisa um grande banco de dados hospitalares e laboratoriais, considerando desde consultas e exames realizados. Avalia, ainda, itens como nível de glicose, hábitos alimentares, frequência de atividade física e o histórico de saúde na família.
Software em prol da saúde
De acordo com informações do Jornal da USP, o sistema consegue prever os riscos de uma pessoa ser diagnosticada com diabetes e doenças cardiovasculares. Porém, o objetivo dos alunos é aperfeiçoar o software para a previsão de outras doenças.
O software fez nascer a startup Blue, que venceu a HackBrazil. Os jovens tiveram apenas três minutos para apresentar a startup a uma banca de jurados composta por grandes nomes da tecnologia.
Os criadores da Blue receberam R$ 75 mil de prêmio, para investir no crescimento da empresa. Os recursos, de acordo com o Jornal da USP, devem ser usados para aumentar as fontes de dados utilizadas pelo software.