Tecnologia

15 set, 2014

Adaptador permite conexão direta de monitores VGA com GPIO do Raspberry Pi

Publicidade

O engenheiro Gert van Loo criou um adaptador VGA que é conectado aos GPIOs do Raspberry Pi B+. Como o Raspberry Pi não possui conexão VGA, as opções eram a utilização de um conversor HDMI para VGA ou placas de expansão que já incluem um conversor juntamente com adaptador.

vga

De acordo com o Gert, que desenvolveu a placa alpha do Raspberry Pi, a Gertboard e o Gertduino, o SoC BCM2835 que equipa o Raspberry Pi possui uma interface paralela para displays nos GPIOs. Ele não informou isso no datasheet do SoC e os pinos específicos para isso não estavam povoados no header GPIO do Raspberry Pi até a versão B+. Na nova versão, todos os pinos de sinal necessários estão acessíveis, permitindo a utilização de uma porta VGA independente e com as mesmas resoluções permitidas na porta HDMI – o modo máximo de cores suportado é composto por 262144 cores.

A desvantagem é a necessidade de usar a maior parte dos pinos GPIO, sobrando somente 6 GPIOs. É possível subverter isso diminuindo a quantidade de cores suportada (e consequentemente a qualidade da imagem), onde o máximo de 262144 utiliza 6 bits por canal, ou seja, será necessário 6 GPIOs por canal. Para gerar os canais que são compostos pelo RGB (red, green, blue ), cada grupo de 6 GPIOs específicos por canal é ligado a uma resistor ladder que atua como um DAC arcaico, permitindo gerar as tensões necessárias para geração do nível de cores nos canais.

No FAQ, do manual publicado, Gert tirou algumas dúvidas:

  • Esse método não utilizará mais CPU do que o HDMI.
  • Só será possível a utilização no B+.
  • É possível utilizar no Raspberry Pi compute module, desde que feitas a ligações certas.
  • Será possível utilizar dois monitores independentes (hdmi+vga), mas segundo ele, devido à grande quantidade de banda utilizada na memória RAM, poderá não ser possível us os dois na máxima resolução ao mesmo tempo. O software com esse suporte está sendo desenvolvido. Ele cita ainda que talvez seja possível utilizar até três monitores, se contar com o LCD oficial que será conectado à interface DSI.

Os arquivos de desenvolvimento da placa, esquemático e manual foram disponibilizados no GitHub.

Essa placa ainda não está à venda e, pelo que foi dito, talvez somente a PCB esteja disponível primeiramente.

Aqueles que resolverem construir o hardware podem seguir os seguintes passos:

  • Rodar rpi-update.
  • Copiar o arquivo dt-blob-dpi.bin para o diretório /boot com nome de dt-blob.bin.
  • Adicionar as linhas “enable_dpi_lcd=1” e “display_default_lcd=1” ao arquivo config.txt.
  • Caso queira alterar a resolução, são utilizados os parâmetros “dpi_group=” e “dpi_mode=” no config.txt, com valores iguais aos do HDMI.

Todas as informações sobre a construção e as dicas podem ser vistas no manual disponibilizado.

Com informações de EverPI