Design & UX

27 jul, 2001

A cor em primeiro lugar

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A cor é mais ligada à emoção
do que a forma. Se expusermos para um grupo de pessoas, por
um curto período, uma coleção simples
de várias formas (quadrados, círculo, triângulos)
e em várias cores (vermelho, amarelo, azul), as pessoas
se lembrarão muito mais da cor do que da forma. Quando
um designer escolhe uma cor, ele deve ter em mente que está
lidando com um elemento de estímulo imediato e que
atinge diretamente a emoção humana.

A ciência reconhece que as cores exercem sobre
todos nós efeitos decisivos, tanto no plano fisiológico como
no psicológico.

Quando descrevemos um objeto, geralmente a cor é sempre
o ponto de referência: uma caixa marrom, um tubo vermelho,
uma garrafa verde, uma bola dourada.

As cores e suas relações:

AMARELO

É uma cor luminosa e muito forte para
atrair a atenção, seja sozinho ou em conjunto
com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.


LARANJA

Transborda irradiação e expansão.
É acolhedor, quente, íntimo.

VERMELHO

Significa força, alegria de viver, virilidade,
masculinidade, dinamismo. É uma cor brutal, exaltante
e até enervante. Impõe-se sem discrição.
É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida
e de agitação.

As nuances de vermelho têm características particulares.
O vermelho púrpuro é severo, tradicional, rico,
poderoso, de grande dignidade.

O vermelho encarnado conota atividade, força, movimento,
desejos passionais. O vermelho cereja sugere sensualidade
e um pouco mais claro mostra força, impulso, energia,
júbilo e triunfo.

Na medida em que o vermelho escurece, mais grave e profundo
será. Ao tornar-se mais claro, mostra jovialidade e
fantasia.

ROXO

Equivale a um pensamento meditativo e místico,
mistério. É uma cor melancólica, cheia
de dignidade e realeza.

AZUL

Cor profunda, calma. Preferida por adultos,
marca uma certa maturidade. Quando sombrio, o azul chama ao
infinito. Mais claro, provoca uma sensação de
frescura e higiene, principalmente quando na presença
de branco.

VERDE

Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia
e equilíbrio. Cor calma, que não se dirige para
nenhuma direção nem encerra algum elemento de
alegria, tristeza ou paixão.

O verde mais amarelado sugere uma força ativa, um aspecto
ensolarado. O verde, seja em tons mais claros ou escuros,
é sempre indiferente e calmo.

Entretanto, no meu entender é a cor mais difícil
de se representar numa tela de computador. Ou são puxados
para o limão, ou para o militar ou azulado. Se você
já tentou criar um verde bandeira sabe do que eu estou
falando…

PRETO

Silêncio eternizante. É a morte,
o infortúnio. Quando brilhante, confere nobreza, distinção
e elegância. Cor preponderantemente masculina.

ROSA

É de pouca vitalidade e sugere feminilidade
e afeição. É uma cor íntima, de
doçura melosa e romântica.

CINZA

É a expressão de um estado de
alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão
e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais
conota desânimo, monotonia.

BRANCO

Sugere
pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito.
Evoca frescor e limpeza, principalmente quando combinado com
o azul.

MARROM

Emana a impressão de algo maciço,
denso, compacto. Sugere segurança e solidez.

É
claro que isto tudo parece muito simplificado apresentado
desta forma, uma vez que a combinação entre
as cores, a área ocupada por cada uma delas, as formas
nas quais se encerram, tudo isso somado é que vai determinar
o aspecto, ou “clima” final de seu trabalho.

Para terminar, não podemos nos esquecer também
que a percepção de uma cor é afetada
pela experiência individual e os aspectos culturais
de um determinado local. Por exemplo, para os chineses, o
branco é a cor oficial do luto, enquanto no ocidente
ela está mais associada à pureza, ao início,
e não ao fim.