Carreira Dev

26 abr, 2013

60% das pequenas e médias empresas não conhecem soluções em software livre

Publicidade

De acordo com uma pesquisa realizada pela Linux2Business, 68% dos entrevistados disseram não acreditar que as pequenas e médias empresas (PME) utilizam soluções em software livre. Entre os principais motivos estão o fato de essas empresas não saberem o que é software livre (58%) e não conhecerem as soluções que poderiam utilizar (60%).

Para 30% dos entrevistados, a razão é o medo de não haver uma grande empresa por trás da solução, o que mostra que o software livre ainda é visto com desconfiança por parte das empresas. Isso pode ter relação com a escassez de profissionais qualificados no mercado ou com a falta de empresas especializadas 100% em soluções livres.

Além disso, o levantamento revelou que as pequenas e médias empresas não utilizam soluções de ERP e CRM. As principais razões para isso foram a falta de conhecimento de soluções, livre ou proprietária, de ERP e CRM disponíveis e a ausência de conhecimento das vantagens em se utilizar ERP e CRM na administração da empresa – essas razões foram apresentadas por 50% dos entrevistados.

37% das pequenas e médias empresas consideram complexas as soluções de ERP e CRM, enquanto que 31% acreditam que são soluções caras, levando as pequenas e médias empresas a não se interessarem por soluções deste tipo, apontou o estudo.

Em relação ao uso de marketing digital para que as PME tenham presença na Internet, a resposta foi quase unânime, com 96% dos entrevistados afirmando que essas empresas não utilizam nenhum plano estratégico de marketing digital. As principais razões foram: as pequenas e médias empresas sequer conhecem o que seja um plano de marketing digital (62%); 72% dos entrevistados acreditam que essas empresas não conhecem as vantagens em se utilizar marketing digital; 52% afirmaram que falta consultoria adequada voltada para as pequenas e médias empresas.

Finalmente, o levantamento avaliou a percepção dos entrevistados em relação às informações disponibilizadas nos sites das PME, e 60% acreditam que as empresas não conseguem manter o site constantemente atualizado devido à ausência de um profissional qualificado dentro da própria empresa.

Outras razões apresentadas foram o alto custo em se contratar uma empresa terceirizada para realizar essa função (37%), desconhecimento das vantagens em se manter o site atualizado (37%), e, para 35%, a falta de interesse por parte das empresas em atualizarem o site.

Com informações de Linux2Business