Carreira Dev

21 ago, 2015

4G no Brasil é veloz, mas cobertura ainda tem muitos buracos

Publicidade

Nesta semana, a empresa OpenSignal publicou o primeiro estudo individual sobre a situação das redes móveis de um país, e o Brasil foi o escolhido. O relatório, chamado de “Estado das redes móveis: Brasil”, comparou os serviços das cinco principais operadoras de telecomunicações do País.

A OpenSignal apontou que a Copa do Mundo de 2014 foi uma prova de fogo para as inexperientes redes 4G do Brasil e muitas queixas foram levantadas contra as empresas devido à qualidade e à inconsistência do serviço durante o mês do evento.

4g

As operadoras de telefonia tiveram dois anos para adequar os serviços e provar a eficiência de suas redes móveis nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.  Além disso, o relatório revelou que houve avanços em relação ao ano passado e que a velocidade média da rede 4G ficou acima da média global de 11,7 Mbps.

De acordo com a OpenSignal, três das quatro empresas apresentaram melhoras no serviço, mas o bom funcionamento está relacionado ao baixo número de usuários 4G no Brasil, e que a prova real será durante os Jogos Olímpicos .

O relatório também premiou as empresas em cinco quesitos e as ordenou em um ranking final, no qual a Claro foi a grande vencedora com quatro categorias conquistas, principalmente em índices de velocidade de download em redes 3G e 4G.

Entretanto, a cobertura de rede 4G ainda apresenta falhas graves, já que não atende a toda a demanda exigida e não consegue permanecer por mais de 50% do tempo ativada, obrigando a tecnologia 3G fazer essa função nas cidades.

Com informações de Corpbus!ness