Para muitos, janeiro é um período de férias, viagens, festas e descanso, enquanto que para outros é um momento importante de combate a distúrbios relacionados à saúde mental e emocional. Conhecido como “Janeiro Branco” no Brasil, a época alerta para o sério impacto que problemas de bem-estar podem ter na vida das pessoas.
De acordo com o último relatório sobre saúde mental publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno dessa natureza.
Isso também inclui uma camada específica da população que trabalha com tecnologia, já que frequentemente operam sob pressões, como ataques cibernéticos.
De acordo com Tonimar Dal Aba, diretor técnico da ManageEngine, há como as empresas tomarem medidas práticas para reduzir o estresse desses profissionais de TI.
Saúde mental no setor de TI
O Relatório Global de Bem-Estar no Trabalho de 2024, do Indeed, mostra que os níveis de estresse entre funcionários diminuíram de forma constante desde a pandemia. Realizado em 19 países, o estudo também mostra que quase 60% dos trabalhadores se sentem estressados na maior parte do tempo. Especificamente na área da Tecnologia da Informação (TI).
Já a pesquisa ‘The State of Cybersecurity in LATAM 2024’, constatou que 54% das empresas nacionais enfrentaram mais violações de segurança cibernética em 2023 em comparação com anos anteriores.
Esse aumento no número de problemas de segurança contribuiu significativamente para mais estresse nas equipes de TI brasileiras, com 66% dos entrevistados (o maior entre os países pesquisados) relatando aumento no nível de pressão.
“A saúde mental está ganhando reconhecimento na área de TI, com especialistas alertando para seus efeitos a longo prazo, como o burnout. Mesmo que a discussão pareçarepetitiva, precisamos continuar abordando essa pauta até que o problema seja resolvido. A rápida evolução dos ataques cibernéticos acompanha o ritmo das novas tecnologias. Por isso, o cuidado com o profissional de tecnologia também deve ser contínuo”, diz Dal Aba, gerente técnico da ManageEngine.
O especialista aponta três dicas que todas as empresas de TI deveriam implementar:
1. Atualize os recursos de tecnologia
A principal solução para a redução de ataques cibernéticos – e o estresse causado por eles – é o investimento em cibersegurança. A atualização de softwares e plataformas ajudam a otimizar o trabalho da equipe de TI, fazendo com que trabalhem com mais eficiência. Isso faz com que os profissionais não fiquem sobrecarregados e foquem nas ocorrências que exigem soluções especializadas.
2. Treinamento eficaz da equipe
A adoção de sistemas modernos deve andar de mãos dadas com treinamento para garantir que as equipes de TI estejam bem preparadas. Sem treinamento adequado, os investimentos podem sair pela culatra, levando a aumento de solicitações, sobrecarga e até mesmo vulnerabilidades nas operações da empresa.
3. Apoio no local de trabalho e bem-estar mental
Oferecer suporte aos funcionários promove um ambiente de trabalho saudável. “A saúde mental no local de trabalho é o resultado de ações estratégicas e contínuas. Ela vai além de garantir rotinas eficientes e produtivas; envolve fazer com que os funcionários sintam que pertencem à empresa. Isso impacta não apenas as operações do dia a dia, mas também a cultura geral da empresa”, disse Dal Aba.
Finalmente, equilibrar a vida pessoal e profissional é fundamental para reduzir o estresse e construir resiliência por meio do aumento da energia e motivação, o que reflete na produtividade da equipe como um todo.