As carteiras digitais facilitam o processo de compra no e-commerce ao simplificar o processo de pagamento dos clientes, tornando-o mais rápido e eficiente. Com isso, a taxa de conversão de vendas é maior, já que há menos abandono de carrinho.
Esse cenário é importante para qualquer varejista, e não foi diferente no caso da Zoo Varejo Digital, administradores dos e-commerces Girafa, BeeFitness e Ovelha Negra. Neste artigo, conto um pouco do nosso case de implantação da carteira digital Stelo.
Com a popularização dos e-commerces e a disputa cada vez maior para conseguir oferecer ao cliente a melhor opção de compra, os meios de pagamento se tornaram peça fundamental para atrair mais clientes e fazer, principalmente, com que eles finalizem suas compras.
Por conta das funcionalidades, com a possibilidade de realizar a compra sem o cadastro prévio no varejista, a carteira digital escolhida por nós foi a Stelo, junto com a funcionalidade Login com Stelo, até então inédita no mercado brasileiro. A ferramenta permite que o consumidor finalize a compra mesmo que não tenha cadastro com o varejista – basta digitar o login e a senha de sua conta na Stelo.
A implementação das APIs da carteira digital e do Login com Stelo foi simples e sem intercorrências. Para ambas as ferramentas, a comunicação utilizada é por meio da tecnologia REST e do padrão de dados JSON. Na tecnologia REST, não são necessários os arquivos de configuração, como no caso dos arquivos WSDL para o SOAP. Houve apenas a realização de requisições HTTP em determinadas URLs disponibilizadas pela API.
O retorno foi de acordo com o esperado. Como a plataforma das lojas administradas pela Zoo Varejo Digital é baseada na linguagem PHP, apenas a biblioteca cURL e as funções json_encode e json_decode foram necessárias para realizar a implementação.
Um ponto muito interessante da carteira digital escolhida é o fato de o pagamento ser feito totalmente em ambiente Stelo, facilitando bastante para o e-commerce por não ter que tratar os dados de pagamento do cliente como bandeira do cartão, número e quantidade de parcelas, por exemplo. Como a maioria dos gateways requer esse tipo de informação, o processo de implementação com a Stelo é mais simples para o desenvolvedor.
Após o cliente realizar o seu pagamento no ambiente Stelo, todos os dados do pagamento são coletados, como status e quantidade de parcelas, por meio de uma requisição HTTP via cURL. Portanto, basicamente as únicas informações necessárias para envio são referentes aos produtos da própria loja, como preço, quantidade e frete.
Para muitos desenvolvedores e lojas de e-commerce, a escolha dos meios de pagamento ainda é uma grande dúvida devido à quantidade de opções do mercado. Mas esse novo conceito de carteira digital é muito interessante. Para demonstrar a diferença, alguns adquirentes requerem a manipulação de todos os dados de pagamento, assim como suas opções de parcelamento. Após a aprovação, há ainda um novo processo por conta da ferramenta de controle de fraude.
Esse processo de análise de risco inclui a criação de um XML para ser enviado via REST para a operadora de Controle de Fraude. Por se tratar de uma análise de perfil do cliente, muitos dados, como nome, CPF e data de nascimento, são requisitados. Outro ponto importante é o endereço, para verificar se o local de entrega condiz com a área de atuação do cliente. Após o envio, é necessário um Cron, que periodicamente faz a consulta com a Controladora de Fraude para verificar se a compra é segura ou não. Caso seja aprovada, ainda é necessário realizar a Captura junto ao adquirente, que se trata de mais uma requisição REST ou SOAP, dependendo do Gateway utilizado. Com a carteira digital, conseguimos pular essas duas etapas.
Os benefícios do pagamento via carteira digital são evidentes – seja pela simplicidade do processo, pelo fato de haver necessidade de praticamente apenas uma única etapa e depois realizar a coleta do status do pedido. Outro ponto a ser destacado é o fato de o pagamento se realizar em um ambiente externo, ficando tudo por conta da operadora de carteira digital, como o oferecimento das bandeiras dos cartões e parcelas disponíveis para os clientes. Ao simplificar esse processo fundamental, sobra ao lojista mais tempo e energia para ser empregado em outras questões estratégicas para o negócio.
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Artigo publicado originalmente na Revista iMasters: http://issuu.com/imasters/docs/rim16-baixa