Marketing Digital

14 fev, 2014

Suas campanhas de e-mail são analisadas por mapa de calor?

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A quantidade de dados que podem ser obtidos da interação do consumidor com as campanhas de e-mail marketing de seu e-commerce é cada vez maior. As melhores ferramentas de disparo disponíveis no mercado fornecem relatórios bem precisos de suas campanhas. Entre os principais itens que podem ser mensurados pode-se citar; taxas de aberturas, cliques únicos, CTOR, receita, produto mais vendido e área mais clicada, entre outros dados que podem ser obtidos.

Em muitos casos os e-mails são um dos maiores geradores de fluxo para dentro de seu e-commerce e já que a taxa de conversão é o volume total de visitas no site dividido pelo número de pedidos é de fundamental importância ter muito claro onde é a área de maior incidência de cliques em seus e-mails. Mensurar e analisar essa informação pode ajudar a sua equipe de criação a ter insights que podem melhorar o design de seus e-mails e consequentemente melhorar a performance de vendas e o ROI de suas campanhas. Desafios esses que qualquer gerente de e-commerce vive tentando melhorar.

Além dos dados que a própria ferramenta de disparo fornece estão disponíveis no mercado outras ferramentas que podem contribuir em muito na melhoria do design tanto dos e-mails quanto do próprio e-commerce. Estou falando dos mapas de calor. Essas ferramentas mapeiam como o olho do usuário percorre o layout de qualquer e-mail e mostra as regiões que mais chamam a atenção.  Confrontar esse mapa de calor com a área mais clicada pode ser muito útil para gerar novas informações e insights para melhorias.

Abaixo segue um exemplo de um layout que passou pelo processo de análise de mapa de calor.

mapa_de_calor_1

 

mapa_de_calor_2

Note como quando o bebê está olhando para o texto este passa a chamar muito mais atenção dos usuários. São pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença na performance de um e-commerce. Leve isso em consideração quando for criar a sua próxima campanha de e-mail e fique sempre atento a relação de cliques x mapa de calor para obter o máximo proveito de suas campanhas de e-mail. S

Se você ficou curioso para saber mais sobre mapa de calor, posso citar como exemplos de ferramentas que fazem isso a CrazyEgg e a Feng-Gui.