Marketing Digital

2 jan, 2013

Melhores de 2012 – Netnografia para geração de insights em redes sociais

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O que tivemos de mais interesse em 2012? Quais foram melhores artigos, as opiniões que geraram maiores discussões? Isso é o que você vai encontrar nessa seleção de artigos que fizemos especialmente para você: os melhores conteúdos de 2012. Já que final e início de ano é sempre um tempo propício para fazer um balanço do que passou e o planejamento para o que ainda virá, esperamos que os artigos publicados aqui te ajudem nisso!

Boas festas e feliz 2013! Um abraço da equipe de Redação do iMasters!

 

Acompanhando a evolução do mercado digital, o monitoramento em mídias sociais está se tornando cada vez mais parte estratégica do planejamento de marketing. Esse amadurecimento é resultado do esforço dos profissionais da área em ir além da entrega de dados e agregar inteligência ao seu trabalho.

Nos primeiros estudos em redes sociais, a maioria das empresas buscou entender o que estava sendo falado sobre a marca e seus concorrentes. Mas a evolução nos processos abriu novas possibilidades de análise. A netnografia é uma abordagem menos convencional para geração de inteligência dentro dessas possibilidades.

O método netnográfico traz conceitos de etnografia aplicados ao ambiente digital. Consiste em uma análise de conversas nas redes sociais para a construção de um cenário que traduz o sentimento e o comportamento de um público a respeito de um produto, serviço ou tema.

Os ambientes sociais online evidenciam o forte senso de colaboratividade e aprendizado coletivo. Nesse sentido, são grandes facilitadores para a reunião de pessoas em torno dos mesmos interesses. Basta ver que o Orkut, hoje dado por muitos como uma rede social moribunda, ainda vive por conta de suas inúmeras comunidades cuja intensa atividade ainda surpreende. São comunidades de todos os tipos, desde fãs de marcas – Eu amo coca-cola/ I love coke – e produtos – Vida sem chocolate não é vida – até reuniões entre pessoas com os mesmos interesses – carro tem que ser equipadoMinha casa, minha vida – e hábitos –Não fico sem meu celular.

Esse agrupamento de pessoas em torno de mesmos interesses se disseminou por praticamente todas as redes sociais e trouxe consigo outra característica muito fértil para estudos de netnografia, que é a motivação do público em compartilhar seus hábitos, dúvidas, preferências e insatisfações. Recentemente, a rede social Pinterest facilitou o agregamento dos interesses das pessoas sobre os mais diversos assuntos.

 

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