Criar uma página “escaneável” significa ajudar pessoas que, por algum motivo, não leem seu conteúdo na íntegra.
Como gestores de conteúdo, é fácil pensarmos que qualquer conteúdo criado com uma linguagem clara para uma determinada persona será consumido por nossos leitores, ainda mais quando já temos uma base interessada e frequente. Mas esse nem sempre é o caso! Algumas pessoas podem, simplesmente, “passar o olho” por algum conteúdo.
E como você interage com quem faz a famosa “leitura dinâmica”?
Para responder essa pergunta, vamos definir o que é escaneabilidade: é o efeito agregado de escrita e formatação técnicas que compensam o fato de que a maioria das pessoas não leem na íntegra conteúdo na Web.
Essa estratégia tem dois objetivos principais na perspectiva do público:
- Ajudá-lo a decidir se a página tem o conteúdo que ele está buscando;
- Entender rapidamente as informações da página em função do tempo curto.
De acordo com um estudo da Nielsen / Norman Group, de 1997:
“In research on how people read Web sites, we found that 79 percent of our test users always scanned any new page they came across; only 16 percent read word by word.”
Você pode pensar que o ano do estudo invalida a veracidade da pesquisa, mas, se você pensar bem, com a diminuição das telas dos dispositivos móveis e a concorrência crescendo cada vez mais, na verdade, a pesquisa faz mais sentido nos dias atuais.
Quais os benefícios da escaneabilidade?
Uma página dentro do padrão de escaneabilidade pode demorar um tempo mais longo do que você está acostumado, mas ela vale a pena:
- Tempos de conclusão da tarefa mais rápidos;
- Erros de compreensão reduzidos;
- Redução de erros no recolhimento;
- Melhor compreensão da estrutura de um site;
- Redução de taxas de rejeição;
- Probabilidade mais alta de retorno;
- Melhor Search Engine Optimization (SEO).
Ao aumentar a escaneabilidade de sua página, você poderá comunicar sua oferta de valor de maneira mais eficaz. Dessa forma, você aumenta suas chances de engajamento/envolvimento com o conteúdo e retorno.
Para sites em que o consumo de conteúdo é o primeiro passo para a conversão ou valioso em si, a escaneabilidade é um fator primordial!
E como eu torno minha página escaneável?
Em primeiro lugar, você pode ter que ajustar sua página para suportar conteúdo escaneável (CSS).
Após, você já pode utilizar esse recurso. Confira as principais dicas:
- Subtítulos: Seja descritivo e utilize intertítulos em suas publicações para facilitar o entendimento;
- Bullets e listas: Invista na enumeração de conteúdos. Os espaços em branco em publicações são indicadores de escaneabilidade;
- Ênfase: Use negrito e itálico para enfatizar palavras-chave importantes;
- Ligações: Links podem ajudar a quebrar uma lista e rapidamente identificar os objetivos de diferentes partes da página;
- Parágrafos: crie sempre mais curtos. Aplique o poder de síntese;
- Síntese: Quebre uma longa peça em publicações menores.
Resumindo…
A escaneabilidade pode ser um recurso importante na conquista e fidelização de novos clientes, principalmente se a geração de conteúdo é um fator importante nesse processo de conversão.
Fique atento aos detalhes técnicos da página e outros ajustes necessários e invista na escaneabilidade como uma ferramenta facilitadora para atingir novos públicos.