Muitas empresas pequenas e médias pensam que não têm as competências ou recursos necessários para investir seu precioso tempo em análises para melhorar as estratégias de fidelização do cliente. Mas isso não podia estar mais longe da verdade!
O Google Analytics é um serviço para acompanhar e medir o tráfego em seu site. Saber quem está te visitando, como foi encontrado e quais páginas são visitadas te ajuda a saber as necessidades de seus clientes e também se estão satisfeitos. Ele fornece uma forma simples de manipular e gerenciar informações acerca dos seus clientes, dos padrões de vendas, e das experiências de usuário.
Utilizar os add-ons do Google Analytics é algo que qualquer empreendedor de pequenas ou médias empresas pode fazer para melhorar o relacionamento com os clientes atuais e gerar mais clientes, tudo sem efetuar um enorme investimento financeiro, ou ter de dedicar uma grande parte do tempo de outras atividades para isso. Você pode estar pensando que você simplesmente não tem tempo para aprender algo novo, mas os add-ons do Google Analytics não são somente poderosos; eles também são fáceis de usar.
Planilhas Google
Se você usa planilhas para monitorar as vendas e/ou para fazer controle financeiro, então o recurso o add-on Planilhas do Google vai eliminar a tarefa entediante de importação e exportação manual de dados. Você pode criar fórmulas personalizadas, criar painéis com recursos visuais e gráficos, e agendar relatórios automáticos de dados “em tempo real”. Além disso, é fácil compartilhar com a equipe e definir parâmetros de privacidade.
Meta
Meta é um add-on obrigatório para todo o empreendedor de pequenas e médias empresas. Estabelecer e alcançar metas é o que faz com que um negócio tenha sucesso. Utilize o add-on Meta para descobrir se os visitantes do seu site estão realizando as ações que você gostaria e como isso acontece. Se você deseja que alguém efetue uma compra, utilize um cupom de desconto ou que se inscreva para receber sua newsletter semanal, você pode captar informações preciosas sobre quais páginas estão visitando no caminho para o CTA (call to action, ou chamada para a ação), que dispositivos estão utilizando (celular, tablet ou computador?), sua localização geográfica, e muitos outras informações acerca da experiência com a sua marca. Assista a esse vídeo para saber mais sobre como o add-on Meta pode influenciar seus objetivos de marketing e o seu faturamento.
Visualização de funil
Essa ferramenta permite que você monitore as fases de compra dos seus clientes, e onde você os perde. Por exemplo, se percorrem todo o caminho para o check-out, mas não concluem a transação, então você poderá tomar medidas para corrigir esse problema.
Os relatórios de Visualização de Funil e Meta são semelhantes, mas as informações e padrões adquiridas a partir de cada add-on é diferente. Apesar do relatório de Visualização de Funil não exibir dados retroativos, ele tem suas vantagens tal como taxas de atualização mais rápidas do que os relatórios de Meta. Esse artigo do Google fornece uma comparação dos prós e contras destes dois add-ons e explica como os empresários de pequenas e médias empresas podem personalizar cada um de forma que lhes seja mais vantajoso.
Listas inteligentes
Criar listas personalizadas permite aos empreendedores atingir o seu público-alvo e adequar as suas atividades de fidelização. O add-on Listas Inteligentes possibilita a criação de listas com base em regras hipersensíveis. Ao contrário das listas estáticas, que requerem uma grande quantidade de tempo para atualizar e manter, as listas inteligentes são constantemente atualizadas com base nas que as pessoas realizam no seu site. As quatro aplicações mais comuns para as listas inteligentes são:
- Listas de e-mail marketing exclusivo baseadas no comportamento do cliente (ou prospect) no site;
- Listas de outbound (veja mais aqui);
- Listas com as fases de ciclo de vida do consumidor, que identificam rapidamente quantos contatos há em cada estágio de fidelização;
- Listas de contatos por padrão de comportamento, tais como quando um cliente já fez compras em sua loja ou quando já participou de algum webinar.
Quando os visitantes do seu site entram em contato via e-mail ou redes sociais, você poderá obter informações acerca da experiência que tiveram. Você também pode criar listas com base no preenchimento de um formulário de cadastro, no relacionamento gerado em eventos, e em visualizações de páginas específicas (veja mais aqui).
Track Everything
Existem vários add-ons para WordPress de monitoramento de eventos realmente bons. O Track Everything permite que você personalize o monitoramento para além dos padrões normais do Google Analytics, para que possa monitorar não só as ações, mas também as interações. Na verdade, você pode monitorar quase todos os evento normais (ou seja, comportamentos) utilizando seletores CSS. Monitore facilmente envios de formulários, e-mails e links externos.
Uma última observação: se a sua empresa não está utiliza o Google Analytics (GA) e o Google Webmaster Tools (GWT) (GWT), está na hora de começar!
É essencial que você aproveite os dados gerados do seu tráfego na web para melhorar a experiência dos seus usuários, fidelizar novos consumidores e partilhar conteúdo valioso. Interligue isso tudo num só lugar onde você pode ficar de olho em seus relacionamentos digitais.
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Artigo original publicado no site Bluehost.com: http://www.bluehost.com/blog/educational/five-google-analytics-add-ons-that-your-small-business-needs-6015/