Marketing Digital

3 set, 2010

As fronteiras voláteis

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Estamos falando das fronteiras das empresas: os novos modelos de colaboração têm tornado esses limites cada vez mais voláteis. Como definir com precisão onde termina o “mundo interno” e onde começa o “mundo externo” de uma organização?

Quando você está em casa e um colega te liga pedindo ajuda para
resolver um problema do trabalho, você está na empresa ou fora dela? Quando você está no escritório e liga para encomendar um bolo para o aniversário de seu filho, está dentro ou fora da empresa? E aquela reunião de corpo presente, que te mandaram “só para ouvir”, onde você está?

Se analisarmos o comportamento de uso da Internet, notaremos que
“estar na empresa” deixou de ser uma questão de localização física, mas
passou a ser um estado
no qual sua mente se encontra em dado momento. Num minuto posso receber
um e-mail de um colega de curso pedindo informações sobre a aula
passada; segundos depois posso responder um e-mail com uma proposta de
prestação de serviços. Isso sem sair do lugar mexendo somente os
dedos.

Dando mais um passo: quando você participa de Redes Sociais, está dentro ou fora da empresa? Se nos exemplos anteriores as respostas eram claras, agora as linhas
demarcatórias ficaram definitivamente borradas. Muitas vezes a resposta
será: os dois!.

Atualizar um perfil no Facebook ou no Linkedin pode ser interessante
do ponto de vista pessoal, mas é inegável que o estabelecimento de
conexões de rede podem se traduzir em novos negócios. E veja só: para
sua empresa!

Poderia citar inúmeros casos de interações profissionais que nasceram em
contatos via Redes (alguns com pessoas que não conheceria de outra
forma), mas tenho certeza de que enquanto lia essa frase, você já lembrou
de dois ou três que aconteceram com você!

Nunca aconteceu? Então fica um alerta, pois para o leitor ao seu lado aconteceu. E podia ser uma oportunidade adequada “ao seu número”.

Apesar de muita gente ainda ter uma visão de Redes Sociais como algo
“de moda”, ou “para jovens”, as interações nas Redes já estão
amadurecendo e gerando negócios. O mais irônico é que muitos que olham com ar de superioridade para as Redes Sociais invariavelmente se orgulham em citar o seu “Networking” como se fosse algo diferente!

Está na hora de as empresas olharem de outra forma para seus colaboradores. Ao invés do relógio, um medidor de comprometimento
seria muito mais adequado. Trocar o “corpo presente” pela efetiva
interação com a empresa é o que permitirá o crescimento de uma empresa
além da tão badalada inovação.

Claro que isso requer um novo modelo de gerenciamento, incluindo
liberdade de atuação e maturidade para receber críticas e novas idéias. Não dá para fazer isso com “chefes” que não aceitam que boas ideias
possam vir “de baixo” (eles usam esse termo), que se baseiam em poder e
controle, que precisam de relatórios de horas para demonstrar “serviço” e
que acham que o mundo acontece dentro da empresa. A transparência das redes está deixando cada dia mais claro que essa visão está simplesmente do avesso.