Marketing Digital

25 jan, 2016

5 passos para o sucesso do seu plano de marketing de 2016

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O ano novo está chegando e, provavelmente, o planejamento estratégico de 2016 está consumindo seus dias e noites. Mas como saber se está indo no caminho certo? O grande desafio para o ano novo será atrair e fidelizar clientes mesmo com a crise e, para ajudar você a superar esse obstáculo, criamos uma lista com 5 passos para o sucesso do seu plano de marketing de 2016:

1º. Analise a situação

Tenha clara a definição da sua empresa, seus produtos ou serviços, e quais os benefícios que seu negócio oferece como diferencial quando comparado aos seus concorrentes.

Seja objetivo. Faça uma análise sucinta da sua empresa, identifique quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Os pontos fortes e fracos se referem a características que existem dentro da sua empresa; já oportunidades e ameaças, aos fatores externos.

Para determinar os pontos fortes da sua empresa, considere o que faz dos seus produtos superiores aos outros. O que você tem a oferecer que garante a sua empresa uma vantagem competitiva?

Em seguida, faça uma lista das oportunidades externas que você pode aproveitar, como um possível mercado em expansão e o tipo de comprador que é mais propenso a comprar seu produto ou serviço. Não se esqueça de incluir as ameaças externas que seu mercado pode sofrer (a crise provavelmente aparecerá aqui, mas não se preocupe. Conhecer as ameaças é o primeiro passo para saber como agir diante delas).

Para tirar o melhor proveito da análise, você pode utilizar a matriz SWOT.

2º. Conheça seu público-alvo

O próximo passo é desenvolver um perfil simples que caracterize os seus clientes. Descreva aspectos como: idade, sexo, composição familiar, salário, onde moram e estilo de vida.

Responda também as perguntas:

  • Meu cliente é conservador ou inovador?
  • Líder ou seguidor?
  • Tímido ou agressivo?
  • Tradicional ou moderno?
  • Introvertido ou extrovertido?
  • Quantas vezes eles compram o que eu ofereço? Em que quantidade?

O público-alvo é extremamente importante e deve ser bem segmentado. É fundamental a compreensão plena dos seus anseios, necessidades e preferências. Que tal tentar aqui desenhar uma persona do seu cliente? Tente dar vida e forma a ele. Dê um nome, descreva-o, busque conhecê-lo como um velho amigo.

Uma boa fonte de inspiração para entender melhor seu público é a análise de 8 grupos de consumidores desenvolvido pela Navegg.

3º. Defina seus objetivos de marketing

  • O que você pretende alcançar com o plano de marketing?
  • Seus objetivos apenas dependem dos esforços de marketing?
  • Quem mais pode ser envolvido nas ações?

Por exemplo, você está esperando por um aumento de 20% nas vendas para o próximo trimestre? Quem, além da equipe de marketing, precisa estar alinhado e somando forças?

Faça uma pequena lista de objetivos para que você saiba quando conseguiu atingi-los. Faça também uma lista dos seus aliados, para saber a quem recorrer em cada momento.

4º. Desenvolva estratégias

Agora é hora de detalhar o que pode ser feito (estratégia) e como pretende fazê-lo, ou seja, as táticas que você vai usar para chegar aos seus clientes e alcançar os objetivos.

Uma boa estratégia de marketing é capaz de gerar novas e qualificadas oportunidades em todas as fases do ciclo de vendas.

Considere todas as possibilidades de ações de marketing, sempre focando no perfil e comportamento do seu público e seu objetivo. Publicidade tradicional, relações públicas, marketing direto, assessoria, conteúdo digital. Quais ações são capazes de levar até o seu público, de maneira segmentada e otimizada, a mensagem que ele quer ouvir? Falar a coisa certa, no momento certo e lugar certo, aumenta sua chance do seu futuro cliente entrar em contato com a sua empresa e adquirir seu produto.

Já parou para pensar quais são as possibilidades de marketing que garantirão melhor retorno sobre o investimento em 2016?

Lembre-se: uma boa estratégia de marketing deve estar aliada a um bom esforço de equipe de vendas. Os clientes serão atraídos por sua mensagem. Mas eles estão sendo bem atendidos?

5º. Tenha um orçamento de marketing

Dedique um percentual para seu planejamento de marketing anual.

Mesmo para quem está começando um negócio, não há dúvidas: o marketing é absolutamente essencial para o sucesso do seu negócio. E com tantas possibilidades de ações disponíveis, sempre haverá uma estratégia que se encaixe no seu orçamento. Otimizar é palavra de ordem!

#BÔNUS – Invista em marketing digital

Você deve ter percebido que seu cliente mudou completamente o hábito de consumo nos últimos anos. Ele é sedento por informações e cercado de ofertas incríveis a todo o momento. Hoje, antes de qualquer compra ou contratação, seus clientes irão entrar na Internet, buscar todas as informações possíveis sobre seu produto, serviço e concorrência, mesmo antes de falar com sua empresa. Ele irá verificar suas referências, comparar preço, qualidade, experiência, tudo em alguns cliques.

Já parou para pensar que esse potencial cliente pode não te encontrar no Google, ou nas redes sociais? E mais: que ele pode encontrar seu concorrente?

Créditos: https://www.agenciaunico.com.br/blog/5-passos-sucesso-plano-marketing-2016/