/Desenvolvimento

voltar
/Desenvolvimento

Melhores de 2012 – Entenda como funciona o Quartz Enterprise Job Scheduler

PorFernando Geraldo Mantoan em

O que tivemos de mais interesse em 2012? Quais foram melhores artigos, as opiniões que geraram maiores discussões? Isso é o que você vai encontrar nessa seleção de artigos que fizemos especialmente para você: os melhores conteúdos de 2012. Já que final e início de ano é sempre um tempo propício para fazer um balanço do que passou e o planejamento para o que ainda virá, esperamos que os artigos publicados aqui te ajudem nisso!

Boas festas e feliz 2013! Um abraço da equipe de Redação do iMasters!

O Quartz é um serviço de agendamento de tarefas que pode ser integrado, ou utilizado virtualmente, em qualquer aplicação Java SE ou Java EE. A ferramenta pode ser utilizada para criar agendas que executam milhares de tarefas, que são definidas utilizando componentes padrão da plataforma Java, que são codificados para suprir as necessidades da aplicação. O Quartz Scheduler fornece diversos recursos corporativos, como suporte a transações JTA ou clusterização.

O Scheduler é o componente principal do Quartz e é o responsável por gerenciar a execução de jobs. A partir dele, o desenvolvedor pode agendar, iniciar e parar as execuções. Para construir um Scheduler, deve-se utilizar uma classe que implementa o padrão de projeto Factory no Quartz, representado pela interface SchedulerFactory. Existem duas classes que implementam esta interface: StdSchedulerFactory e DirectSchedulerFactory. A primeira permite a utilização de um arquivo properties para configuração e a segunda implementa um segundo padrão de projeto: o Singleton.

Após obter um Scheduler, pode-se iniciar a execução do agendamento a partir do métodostart(), agendar novos jobs com o scheduleJob() e parar o agendador com o shutdown(). Ao se agendar um job com o método scheduleJob(), é necessário definir dois parâmetros:

  • O primeiro define o job que será executado, representado pela interface Job;
  • O segundo define o trigger, representado pela interface Trigger, que corresponde às condições de agendamento para execução do job em questão.

Continue lendo este artigo!

Mensagem do anunciante:

Open Platform Mercado Livre. Um mundo de possibilidades.

Deixe um comentário! 0

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: