Java

24 fev, 2023

Como aumentar sua produtividade usando Lodash

Publicidade

Lodash é uma biblioteca Javascript que permite ao desenvolvedor ser altamente produtivo, criando códigos que seguem as boas práticas do Clean Code, sendo fácil de ler e dar manutenção. Além disso, o uso do Lodash pode proporcionar códigos mais difíceis de dar erro.

Para mostrar o funcionamento dessa biblioteca, vamos exemplificar alguns métodos que mostram essa diferença na produtividade. Nesse primeiro artigo, foquei bastante nos métodos referentes à Teoria dos Conjuntos, porque, na minha opinião, eles dão uma ideia diferente de como pensar em soluções para problemas. Portanto, mostrarei os métodos Intersection, Union, Difference e Partition. Apenas o último citado não faz parte de teoria de conjuntos.

Instalação

A instalação do Lodash pode ser feita de forma simples usando:

npm i lodash

Partition

Esse método permite dividir os dados em duas partições. Por exemplo, temos um array como entrada e devemos retornar quais são os funcionários ativos e inativos em um sistema.

Difference 

Esse é um método usado na Teoria dos Conjunto para encontrar a diferença entre dois conjuntos. Suponha que você tem um array com todos os e-mails, e um array de e-mails enviados. Então, se você pegar todos os e-mails e remover os enviados, você terá os não enviados ainda.

Em termos de conjuntos podemos ver isso da seguinte forma:

Em termos de código:

Intersection 

Ainda nos conjuntos, temos a operação de intersecção. Nessa operação, podemos encontrar o que dois conjuntos têm em comum. Por exemplo, imagine que você e seu amigo vão dar uma festa e você quer enviar um convite por e-mail apenas para as pessoas que ambos conhecem.

Em termos de conjunto temos:

Em termos de código:


Union 

E vamos agora para o último método de conjunto. O Union é usado para situações em que você quer unir tudo que existe entre arrays e sem repetição. Por exemplo, imagine que você queira descobrir qual é o vale-refeição que os funcionários de sua empresa gostariam de receber. Então você faz uma amostra com 3 funcionários e quer pegar todas as opções que os 3 falaram, mas sem repetir, pois pretende criar uma enquete para todos os funcionários com essas opções.

Em termos de conjunto temos:

Conclusão

Todos os métodos que usei nos exemplos desse artigo, são métodos que já usei em projetos e me ajudaram muito. Embora os exemplos sejam simples, dá para notar que é possível escrever um código mais limpo e fácil de ler com Lodash.

Em um sistema com muitas linhas de código, o Lodash pode auxiliar e muito o desenvolvimento. Não só apenas pela sua simplicidade, mas também porque é mais fácil cometer erros quando criamos lógicas complexas demais. Já criei soluções para problemas que seriam extremamente complexas sem o uso dessa biblioteca, mas com o Lodash viraram só meia dúzia de linhas.

Fácil de desenvolver, fácil de dar manutenção e ainda é uma solução bem elegante.