Carreira Dev

18 dez, 2015

E o Google quer acelerar o Brasil

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Nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro, o iMasters foi convidado para dar uma “passadinha” na sede do Google em São Paulo para, segundo o subject do e-mail, “Lançamento de novo programa de aceleração para startups” . Ao chegar ao encontro, José Papo, líder de relacionamento com desenvolvedor e startups, não conseguia disfarçar sua alegria…  Vários rostos já conhecidos do ecossistema empreendedor, apesar de pouquíssimas pessoas na sala, estavam ali e o que aconteceria seria algo histórico e que precisa ser contato.

Fabio Coelho, diretor geral do Google no Brasil, completamente à vontade, se esparramava na cadeira e puxava uma conversa sobre como as startups estão se posicionando, se estão realizando incursões para tentar ajudar o governo, o crescimento exponencial do uso de smartphones e sobre o surgimento de novos ídolos no YouTube, extremamente relevantes para seus fãs e completamente desconhecidos do grande público.

Toda essa introdução foi para “esquentar” os poucos veículos de imprensa presentes, para aquele que para nós foi um dos mais importantes anúncios do Google nos últimos 10 anos.  Sim, o Google Launchpad não é nenhuma novidade, já que funciona há mais de 2 anos e tem em seu portfólio startups como a NuBank. A grande novidade vem com o anúncio do Google Lunchpad Acelerator rodando em São Paulo, com investimento de quase US$ 100 mil  em produtos, mais US$ 50 mil  em dinheiro na conta das startups. E, pasmem, sem contrapartidas ou percentual das empresas.

google

Entenda que, apesar do anúncio “modo lean”, esta não é qualquer notícia, é um marco para todo empreendedor digital com uma startup em fase de crescimento. A última vez em que o Google internalizou dinheiro no Brasil foi com a  compra da empresa mineira Akwan, em julho de 2005. A expectativa é investir cerca de R$ 10 milhões em startups brasileiras sem que os empreendedores percam parte de seus negócios – sim, meu caro, o Google Launchpad Acelerator é Equity Free. É um super reforço no ecossistema, pois além de alavancar as selecionadas, vai promover uma super corrida para a profissionalização de muitas empresas nascentes que, mesmo sem serem aprovadas nas próximas turmas, vão melhorar e muito suas operações para tentar entrar no programa. Esse é um efeito já conhecido por empresas que querem oferecer ações em bolsa, pois simulam internamente antes, qualificando e integrando seus times; apenas esse movimento vai aumentar e muito a qualidade de todos os projetos.

Como notícia só é boa quando vem em “bundle”, a expectativa é que o programa seja executado dentro Google Campus, um mega complexo, construído para ser um hub físico para o empreendedor, que já é sucesso em várias partes do mundo. No Brasil, as obras estão em reta fina e será na região da Av. Paulista e deve ficar pronto ainda no primeiro quarter de 2016. Até lá, as empresas selecionadas, além do aporte em dinheiro sem restrições de utilização, vão ter um lugar garantido em uma das unidades da Plug’n Work, empresa que administra os espaços de coworking mais transados do País, como o CUBO do Itaú, com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O programa foi anunciado simultaneamente nos EUA, Brasil, Índia e Indonésia, mas Israel não foi esquecida e também conta com um executivo focado no planejamento para o inicio das operações lá. Ao todo, o programa vai contemplar 50 startups, sendo que 15 delas são bem tupiniquins…  Sim, sem querer querendo, o programa conta com a participação startups de vários cantos do Braail, como Qranio, que é de Juiz de Fora, Cuponeria, do Rio de Janeiro, Superplayer, de Porto Alegre, Handtalk, de Maceió, UpBeat Games, de São Paulo, ProDeaf, de Recife, e Elo7 e AgroSmart, de Campinas. Entenda que um programa global como esse permite que a AgroSmart, que desenvolve soluções de Internet das Coisas para Agronegócios, pode e deve internacionalizar suas soluções para agricultores da Indonésia ou Índia, além de receber um selo de confiança “padrão Google” para todo o mercado.

O Google Lunchpad Acelerator tem a duração de 6 meses e, logo em sua estreia, vai levar as 10 startups para um programa de imersão no Google Plex, em Mountain View, e conectar esses empreendedores brasileiros com  seus executivos, outros empreendedores, experts e investidores de todo mundo…  E é este o maior valor do programa: participar dessa experiência tida como “priceless”  por todos os empreendedores presentes.

Para muitos, este pode até ser um pequeno passo para o Google, mas é um enorme passo para todo ecossistema de inovação global. É uma incrível oportunidade para a empresa fomentar ainda mais uma era digital, contribuindo ativamente para a criação de empresas de alto impacto.

As inscrições para a segunda turma de empreendedores, com inicio em julho de 2016, já estão abertas em http://g.co/lunchpadacelerator, mas os critérios de seleção são bem rígidos para uma startup iniciante. Este é um programa de pós pós aceleração – não está escrito errado!

Hoje o Google for entrepreneurs é parceiro da Aceleradora Techstarts que fomenta jornadas empreendedoras por meio do StartupWeekend e de pós aceleração, como StartupWeek e StartupNext.