Front End

20 jul, 2018

Mocks de APIs REST com o MockAPI

Publicidade

Desenvolver aplicações que consomem serviços web providos por meio de APIs REST é bastante divertido, mas testá-las pode ser um verdadeiro perrengue. Por esse motivo, foi criado o MockAPI, um serviço web gratuito que nos permite mockar (entenda mockar como simular) APIs, gerar dados customizados e realizar operações nelas. O MockAPI pode ser usado como uma ferramenta de prototipagem, teste e aprendizagem.

Vamos dar uma olhada em como ela funciona.

Versão em vídeo

Além das instruções que daremos abaixo, você também pode acompanhar todos os passos que serão feitos na versão em vídeo! E se gostar, não se esqueça de se inscrever no canal.

Criando mocks

Utilizar o serviço do MockAPI é realmente muito simples. Primeiro, acesse o site oficial e crie uma conta. Você pode se registrar utilizando o seu e-mail e uma senha, ou então através de sua conta no GitHub ou Google.

Tela de login do serviço do MockAPI

Uma vez logado, o próximo passo é criar um novo projeto na opção “New Project“. Basta colocar um nome e um prefixo para a API (este segundo passo é opcional).

Criando um novo projeto no MockAPI

Com o projeto criado, é necessário criar o que são chamados de recursos. Eles serão utilizados como endpoints da sua API. Neste passo, você pode definir o nome do recurso e qual resposta ela deve retornar. É possível definir a estrutura do JSON que você quer utilizar ou então utilizar a variável $mockData para fazer com que a ferramenta se encarregue disso. No exemplo a seguir, o endpoint /blog é criado:

Criando um novo recurso na API

Nesse popup também é possível definir o Schema, ou seja, os campos que serão retornados na resposta. Podemos definir desde um id, até datas, strings, booleanos, arrays e números. Além disso, também conseguimos definir templates para os objetos, utilizando o template Mustache. Para o nosso artigo, vamos deixar tudo como padrão.

Somente com isso, todos estes pontos são criados:

Endpoints criados

Para utilizar a API, basta copiar a URL do projeto e trocar o endpoint pelo recurso que acabamos de criar. Como exemplo, deixei disponível o seguinte endereço: https://5aa6be85af352a001477f59c.mockapi.io/api/v1/blogs

Se você abrir este link no navegador, receberá uma resposta semelhante a esta:

[
  {
        "id": "1",
        "createdAt": 1520877201,
        "name": "name 1",
        "imageUrl": "imageUrl 1"
  },
  {
        "id": "2",
        "createdAt": 1520877141,
        "name": "name 2",
        "imageUrl": "imageUrl 2"
  },
  {
        "id": "3",
        "createdAt": 1520877081,
        "name": "name 3",
        "imageUrl": "imageUrl 3"
  }
]

Bem bacana, não é mesmo? Só isto já nos ajuda com uma série de tarefas. No entanto, a ferramenta vai além, e tem muito mais opções interessantes. Se vocês se interessarem pelo assunto, posso dar continuidade ao material com mais funcionalidades.

Teste hoje, teste amanhã, teste para sempre!

O MockAPI com toda certeza não é a resposta para todos os problemas com testes do mundo, mas nos oferece de forma bem fácil e intuitiva uma maneira de irmos testando nossos sistemas com dados que não estejam chumbados dentro do código.

Referências