Front End

24 mai, 2013

Cobertura WWW2013 – Conversando com Vanessa Tonini

Publicidade

Durante a conferência internacional da W3C deste ano, a WWW2013, vimos inúmeras figuras conhecidas da área de Tecnologia e Web. O evento democrático, que focou tanto na área de pesquisa, quanto na indústria e o mercado de novos negócios (start-ups), também contou com desafios práticos de tecnologia voltados para o mundo da web. Para a atividade organizada por Bert Bos o pai do CSS (confira uma entrevista com ele feita pela Carine Roos), foi proposto um desafio que envolvia a produção de um tabuleiro de xadrez sem o uso de imagens.

Durante esse desafio, conhecemos Vanessa Tonini, uma front-end developer gaúcha, que mora em Londrina (PR), e que está acabando sua pesquisa de pós-graduação em UX. Conversamos com ela e descobrimos mais sobre o seu trabalho e como foi participar do desafio que envolvia a responsabilidade de ser avaliada por quem criou a tecnologia que ela estava usando.

Vanessa tem apenas 23 anos, mas é bem ativa na comunidade do Magento, a plataforma em que é especialista, e que a inspirou a fazer seu curso de pós-graduação. Ela também está começando a colaborar com a W3C em alguns workgroups, e além de estudar, ela é desenvolvedora da Ilegra, empresa de Porto Alegre. Em 2010 ela soube da conferência anual da w3c Brasil, a WebBr, e acabou vindo participar no ano seguinte –  momento em que conheceu Reinaldo Ferraz, com quem só falava por Twitter.

O objeto da sua pesquisa é acessibilidade em e-commerces brasileiros. “Sempre tive admiração pelo trabalho da W3C em se empenhar em fazer a web acessível para todas as pessoas. Me identifico com os objetivos“, ela contou quando perguntei como ela se interessou pelos projetos realizados pela organização, cujo trabalho ela conheceu no primeiro ano de faculdade.

Ela foi uma das poucas a encarar o desafio do Bert Bos, e gostou do resultado final do seu projeto. “Comecei no sábado de manhã, e tive pouco tempo para desenvolver. No fim, fazer o tabuleiro em si foi bem rápido e fácil, o desafio estava em colocar graça no visual e fazer as peças – sempre usando as novas features de background. Fiz uma variação de cores para imitar textura de madeira, usando background-color normal com linear-gradient. Não houve grandes problemas com cross-browser, usei somente web-kit. Mesmo usando as coisas mais modernas, segui os padrões recomendados e isso evitou maiores problemas.” No final, seu projeto entrou na galeria do site do evento, e ela nos contou que gostaria de ter feito seu tabuleiro de modo que se ajustasse em outros dispositivos também, aplicado conceitos de responsive design antes de entregar o css, mas não deu tempo.

Quando perguntada como lida com a maioria esmagadora de homens na área, Vanessa respondeu sem pensar duas vezes “Não me sinto intimidada, me sinto estimulada“, declarando que sabe que existe preconceito, mas o encara da melhor forma possível. Ela ainda contou que nos momentos em que se sobressai aos colegas em algum assunto, sempre tenta deixar claro que todos são iguais e um sempre pode aprender com o outro.

Uma das pessoas que serve de inspiração para Vanessa, é a Martha Gabriel. “Conheci ela quando ainda não era popular, em um evento. Queria ser igual a ela, apesar de ela ser da área de social media analysis, eu admirei seu trabalho e o jeito que ela se vestia – muito alternativo em comparação às outras pessoas da área, com aqueles saiões“. Outra que ela citou foi a própria Yasodára Córdova, do W3C Brasil, “Fiquei fascinada com as coisas que ela já fez, é um exemplo a ser seguido“. Além disso, outra mulher da W3C também chama a atenção de Vanessa: Lea Verou. “Vou no Front in Sampa por causa da presença dela, em setembro. Quando a conheci, fiquei pensando em até onde as mulheres poderiam chegar. Gostaria de chegar no nível dela até fazer 30 anos. Haha.“.

No final da entrevista, perguntei para ela qual a mensagem que ela gostaria de deixar para novas desenvolvedoras, que estão chegando na área agora. “Acostume-se com os homens. Somos minoria nessa área, mas ainda vamos conquistar nosso espaço. A web é para todos, inclusive para as mulheres“.

20130515_171354
Vanessa Tonini

A Vanessa escreve no MageFront, um blog sobre dicas de desenvolvimento front-end focado em Magento. Ela também mantém seu GitHub com projetos que surgem de vez em quando, e pretende começar a colaborar com seus forks logo.