/Desenvolvimento

voltar
/Desenvolvimento

Flask x Django: como escolher o framework correto para seu aplicativo web

PorH. Fatima em

Existem diversos frameworks em Python disponíveis para desenvolvimento, e como um profissional web, o desenvolvimento é parte integral do seu negócio.

Neste artigo, abordarei dois dos mais populares e procurados web frameworks para Python: o Flask e o Django. Irei mostrar os recursos e vantagens que te ajudarão a decidir a melhor estrutura para você.

O que é um web framework?

É um componente que ajuda a simplificar o desenvolvimento de seus aplicativos da web. É como um kit de ferramentas que inclui serviços da web, recursos, APIs e fornece uma base estável para seu aplicativo.

Um web framework permite que você construa seu aplicativo sem ter que criá-lo do zero. Quando se trata de Python, existem vários disponíveis, como Django, Flask, Pyramid, Bottle etc. Cada um possui seu próprio conjunto de prós e contras, e a escolha depende muito dos seus requisitos. Vamos examinar em detalhes dois deles: Flask e Django.

Flask

O Flask é um web framework de código aberto lançado em 2010 amplamente utilizado para Python. Seu funcionamento é semelhante a um conjunto de Lego, onde os desenvolvedores podem construir o que quiserem, tornando o Flask fácil de entender e usar.

Características:

  • Velocidade

Embora a velocidade não tenha sido muito considerada durante a fase de desenvolvimento do Flask, para o usuário, é uma característica fundamental. O Flask segue uma abordagem de design minimalista e, portanto, tem um desempenho mais rápido em relação ao Django. Ele pode suportar centenas de consultas por segundo sem nenhum impacto negativo.

  • Simplicidade

Devido ao fato de ser minimalista, o Flask fornece ao desenvolvedor os recursos necessários para criar um protótipo para sua aplicação web facilmente. Ele oferece aos desenvolvedores controle e flexibilidade para o desenvolvimento. Existem vários templates disponíveis com a biblioteca de linguagem padrão Jinja2. Além disso, o aplicativo vem com a biblioteca WSGI toolkit e um servidor web embutido para que você não precise depender de servidores externos, como o Apache, para testar seu aplicativo.

  • Facilidade de integração com banco de dados

Ao contrário de outros web frameworks, o Flask não tem uma camada adicional de acesso ao banco de dados nem depende do ORM (Object-Relational Mapping). Como resultado, a integração com toolkits de banco de dados como SQLAlchemy, NoSQL, MongoDB e DynamoDB é bem fácil.

Django

Django foi lançado em 2005 e é destinado a grandes aplicações. Inclui um ORM, que permite alternar rapidamente entre vários bancos de dados relacionais. Ele ainda fornece MVC e Django REST Framework.

Características:

  • ‘Browsable’ API

O Django REST Framework suporta REST-Ful API e um modelo de API com usuário embutido, para autorização e autenticação. Assim, ele suporta saída HTML amigável quando este formato é solicitado. Essas páginas permitem que desenvolvedores navegam mais facilmente e execute comandos GET e POST de forma simples. A ‘Bromsable’ API é construída com Bootstrap, tornando a customização simples.

  • Gestão de banco de dados simples

Como o Django inclui um ORM, ele permite que vários bancos de dados relacionais, como PostgreSQL, Oracle, MySQL, SQLite etc, interajam com os dados do aplicativo. O Django permite modelos e fácil criação de tabelas e campos automaticamente. Além disso, alterações como a criação de tabelas e índices são implementadas com um único comando.

  • Painel de administração usual

O Django vem com um painel de administração automático e muito personalizável. Este painel facilita a produção e o desenvolvimento de um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo).

Conclusão

No geral, o Django e o Flask são dois frameweworks diferentes, cada um com seu próprio conjunto de prós e contras. A escolha do framework é realmente baseada no que você como desenvolvedor precisa. Enquanto Django é mais adequado para aplicações pesadas e complexas, o Flask é adequado para aplicativos web simples e leves.

Se você é um iniciante, então, o Flask é o recomendado, pois é uma ótima ferramenta para aprendizado com vários módulos e bibliotecas. O Django pode ser utilizado para entregar um produto final e profissional – o Flask também pode, mas o Django pode pode ter uma curva de aprendizado um pouco mais complicada para um iniciante.

De 0 a 10, o quanto você recomendaria este artigo para um amigo?

 

Deixe um comentário! 0

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido pelas empresas:
Este projeto é apoiado pelas empresas: