DevSecOps

16 mar, 2007

Sistemas de Apoio à Decisão: Como ajudar os gerentes de TI a tomarem decisões mais confiáveis e embasadas

Publicidade

Sistemas de Apoio à Decisão: Como ajudar os gerentes de TI a tomarem decisões mais confiáveis e embasadas

Hoje em dia existem diversos questionamentos a respeito da qualidade da tomada de decisão dos gerentes de Tecnologia da Informação (TI). Pode-se citar o fato de que as empresas pagarem caro pelos re-trabalhos causados pelas decisões tomadas precipitadamente por seus gerentes. É claro que isso acontece na grande maioria das vezes pela falta de suporte à tomada de decisões no meio gerencial, visto que quase não existe software que auxilie no planejamento e organização das tomadas de decisões na área de TI . Sabe-se, ainda, que a inexistência ou a ineficácia do uso de um Sistema de Apoio à Decisão leva, muitas vezes, as empresas a prejuízos incalculáveis, uma vez que o risco de se tomar uma decisão baseada apenas na percepção limitada de cada gerente é muito grande. Contudo, este riso não é apenas financeiro, mas também de âmbito estratégico. As tomadas de decisão apoiadas em um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) permitem ao gerente de TI maior segurança para ajudá-lo a perceber, dentre inúmeras escolhas, qual a mais adequada ao seu negócio e às metas de sua empresa.

LAUDON (2004) afirma que um SAD tem por objetivo auxiliar o processo de decisão gerencial, combinando dados, ferramentas e modelos analíticos sofisticados e software amigável ao usuário em um único e poderoso sistema que pode dar suporte à tomada de decisão semi-estruturada e não-estruturada. Além disso, um SAD fornece aos usuários um conjunto flexível de ferramentas e capacidades para analisar dados importantes.

Os SADs usam dados fornecidos de outros sistemas, tais como: Sistemas de Processamento de Transações, Sistemas de Trabalhadores do Conhecimento e Sistemas Gerenciais. Porém, as informações produzidas pelos SADs não são baseadas somente nestes sistemas, existem dados provenientes do ambiente externo da organização, como por exemplo: o valor corrente das ações ou os preços dos produtos de concorrentes. Visto isso, é correto dizer que um SAD não só trabalha com dados para ajudar os gerentes a tomarem decisões triviais, mas também será usado principalmente em situações em que for necessário tomar decisões estratégicas para o bom andamento da empresa.

Existe, hoje em dia, uma carência de Sistema de Informação que atenda às necessidades dos gerentes de TI. Um SAD para gerentes de TI deve disponibilizar funcionalidades para que este gerente possa entrar com dados vindos de outros Sistemas de Informação, fazendo com que os resultados obtidos sejam capazes de maximizar lucros e minimizar custos, fornecendo como retorno um número mínimo de caminhos para que o gerente possa tomar as decisões estratégicas.

Um objetivo claro dos SADs é atender as necessidades de um gerente de TI quando for tomar decisões não estruturadas, pois a construção de modelos para soluções de problemas pouco tangíveis é de difícil percepção. Pode-se concluir, então, que com um Sistema de Apoio à Decisão é possível esperar o aprimoramento da qualidade das decisões tomadas por gerentes de TI nos diversos âmbitos empresariais.

Atenção: “As decisões que tomou no passado definiram o que você é hoje, e as decisões que tomar hoje definirão o que você será no futuro”

Referências Bibliográfica

LAUDON, K. C., LAUDON, J. P., Sistemas de Informação Gerencias: Administrando a empresa digital. 5. ed. São Paulo. Prentice-Hall, 2004