DevSecOps

27 abr, 2007

O Flex 3 agora é open-source!

Publicidade

Há cerca de 3 anos atrás o Flex era caríssimo. Agora ele é gratuito! Sim, desde que a Adobe comprou a Macromedia, em junho do ano passado, o Flex 2 SDK pode ser baixado, juntamente com 2 compiladores, 1 debugger e as classes de componentes do Flex. E ainda você pode ler todo o help no LiveDocs.

Não que a Adobe decidiu liberar o código fonte do Flex 2 SDK* da noite para o dia, pois isso já havia sido cotado desde a época que o projeto Tamarin foi anunciado, porém não se espera que isso aconteceria até o final do ano. Esperem que o Flex 3 (code name Moxie) está vindo e traz mais novidades que a versão atual 2.0

Quais os benefícios reais para quem está desenvolvendo com Flex?

Se você já consegue desenvolver vários projetos e quer demonstrar novos componentes, estender novas classes, criar novas IDE’s que usem e abusem do uso do SDK, você terá privilégios e também terá uma base para fazer suas reportagens de bugs (bugbase), criar novos builds e conseqüentemente novas distribuições como acontece com o Linux. Mas posso fazer isso? É claro! E você pode ser basear no que está escrito no FAQ.

Mas lembre-se “open-source” não quer dizer que é totalmente gratuito. Programas que fazem parte da cartela de produtos da Adobe, como: Flex Builder, Flex Charts, LiveCycle Data Services, Flash CS3 e alguns produtos que se integram ao Flex, ainda vão continuar sendo pagos.

Não existe por enquanto previsão para que o Flex Charts seja gratuito. Você ainda vai precisar pagar para usá-los.

Ao ponto de vista desenvolvedor

Para você que é desenvolvedor, essa mudança de estratégia não tem muita mudança ou alarme. Lembre-se que o Flex 2 SDK já é gratuito, com todos os componentes e o actionscript 3.0. Para o desenvolvedor, o que vai mudar é que você pode ter acesso ao código fonte do compilador tanto para componentes quanto para aplicações (compc,mxmlc) e o debugger.

Como você vai poder ajudar hoje e futuramente nesse projeto?

Continue fazendo seus projetos e tentando usar o máximo que você pode dentro do framework que já é existente. A Adobe pretende patrocinar o projeto e manter seus programadores atuais que estão no SDK para ajudar a suprir novas necessidades existentes e futuras no projeto.

Você pode começar a entender mais um pouco dessa decisão no google groups dedicado à isso.

O que Adobe pretende quanto a isso?

Em primeiro lugar eu acredito que é dificil dar uma resposta concreta quanto à isso. A Adobe procura popularizar suas soluções para que ajudem a reinventar a maneira como o mundo publica e interage, como a Macromedia é matriarca desse conceito de RIA, que agora é tendência.

O Flex é gratuito para ser utilizado. Você pode começar agora mesmo sem gastar 1 centavo. Existem inúmeros locais onde você pode explorar isso, e aprender tanto em listas, grupos de usuários, sites, livros e cursos oficiais.

A Adobe derrubou mais uma barreira da monopolização.