DevSecOps

5 dez, 2007

Dreamweaver 8 em Linux com Wine

Publicidade

Já ouvi muito profissional web falando que se rodasse os produtos da Macromedia (agora Adobe) em Linux, abandonaria o ambiente Windows. Concordo em parte, para quem é programador PHP, Perl, Python e praticamente qualquer outra linguagem a não ser .Net (embora exista o mono), Linux sem dúvida é o um ótimo ambiente de desenvolvimento.

Para suprir algumas dessas dependências de sistema Operacional, foi criado o Wine, um emulador, pelo qual podemos rodar boa parte dos aplicativos Windows em Linux. Neste caso, usamos o Wine 0.9.49 para rodar o Macromedia Dreamweaver 8 em uma máquina Mandriva Linux 2008.

Instalando o Wine

Para podermos rodar aplicativos Windows em Linux, precisamos do Wine instalado e configurado. Na versão 0.9.49, a configuração não tem nada de complicada, temos apenas que escolher que Windows queremos emular.

Voltando a instalação, baixe o pacote rpm para a sua distribuição no site do wine. Dois Cliques sobre o rpm e siga as instruções para instalação.

A seqüência da instalação é uma barra de progresso que aponta a quantas anda a instalação e ao final, uma mensagem dizendo que foi instalado. Para quem prefere a linha de comando, para instalar digite “rpm -ivh nome_do_rpm”, e a instalação será feita.

Configurando o Wine

O wine cria um diretório para cada usuário que o executa em “/home/usuário/.wine”. Os programas instalados através do wine também são guardados no home do usuário em “/home/usuário/.wine/drive_c/Aqruivos de programas/” . A pasta “.wine” por padrão fica oculta.

Como sugestão, crie um usuário “install” ou “software” por exemplo, e com este usuário, instale todos os programas que precisa. Na tela abaixo estou logado com o usuário “install”, pelo menu do Linux (gnome neste caso) abri o configurador do wine (procure-o no menu).

Por padrão, o Wine emula Windows 2000. Mudei para Windows XP. O wine emula diversas versões do Windows, do Windows 3.0 ao Vista.

Para que os demais usuários tenham acesso aos softwares instalados pelo usuário “install” podemos dar permissão de leitura no diretório “/home/install” e permissão total na pasta “.wine”, assim os outros usuários poderão acessar os softwares, criando no seu profile apenas os arquivos de configuração dos softwares, não a instalação.

Então estando em “/home” execute:

chmod 755 install

cd install

chmod 777 .wine -R

Instalando os programas

Com o wine instalado e configurado, podemos começar a instalar os programas que nos interessam. Dois cliques sobre o executável do Windows (Dreamweaver.exe) que queremos instalar e vai dar um erro. O erro provavelmente dirá que não sabe como ou com o que abrir aquele arquivo. Então associe-o ao wine, clique com o direito e selecione “abrir com”, isso pode mudar um pouco de distribuição para distribuição, mas o que você tem que fazer é isso, associe os arquivos “.exe” ao wine.

Estando os arquivos “.exe” associados ao wine, agora sim, dois cliques e o programa se abrirá igual em Windows. Siga os passos normais do instalador.

Este é o momento crítico, em algumas máquinas funciona, ou seja, copia realmente para pasta de destino os arquivos, em outras máquinas a barra de progresso “pula” para 100% em um piscar de olhos, e os arquivos não são instalados, é instalado apenas o “Macromedia Extension Manager”.

Se em sua máquina funcionou, e você viu a barra de progresso correr normalmente, então parabéns! Tens o Dreamweaver instalado! Vá ao menu, aparecerá um segundo menu do Wine, e dentro dele “programas” e “Macromedia” e o ícone do Dreamweaver. Se não funcionou, há um método para contornar isso, continue e leitura.

Copiando a instalação do Windows

Neste método alternativo, você precisa de uma máquina Windows que já tenha o Dreamweaver instalado. O que fazemos é reproduzir a mesma estrutura de arquivos e diretórios conforme a instalação do Windows. Há 2 diretórios que devem ser copiados.

Considerando que você criou o usuário “install” copie.

  1. C:\Arquivos de programas\Macromedia copiar para /home/install/.wine/drive_c/Arquivos de programas/Macromedia
  2. C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Macromedia para /home/install/.wine/drive_c/Arquivos de programas/Arquivos comuns/Macromedia

Copiados os arquivos podemos executar o Dreamweaver, por um terminal, entre na pasta onde estão os arquivos do Dreamweaver e digite “wine Dreamweave.exe”, ou pelo Konqueror ou Nauthilus, dê dois cliques sobre o executável.

Por essa você não esperava, fez todos esses passos e agora diz que “tem problema na instalação”, pois bem, reinicie a máquina (não me pergunte porque, mas funciona!).

Executando o Dreamweaver

Agora sim, no terminal, entre na pasta do Dreamweaver e execute “wine Dreamweaver.exe”. Pronto! Daqui por diante você já sabe o que fazer.

Se você não tinha registrado ainda sua cópia, a mesma tela que no Windows será aberta. Insira seu serial ou use por 30 dias.

Escolha como o layout do Dreamweaver deve ser montado na tela.

Ok, temos o Dreamweaver funcionando com poucas diferenças e totalmente funcional. Boa sorte!