DevSecOps

5 abr, 2017

Cultura organizacional: o que é isso?

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Na série anterior, foram elaborados um conjunto de artigos sobre o tema de desenvolvimento e planejamento de novas competências, com um foco maior na parte individual.

Neste artigo, o escopo aumentará um degrau, incorporando agora a percepção sobre a missão, os valores e a maneira de conduzir os processos de uma empresa, que compõem a sua chamada cultura organizacional.

Definições

Antes de falar sobre os impactos da cultura organizacional e a relação com a sua performance como profissional, é importante colocar algumas definições para sabermos claramente os limites do que envolve a cultura de uma empresa, do que é a relação pessoal e afetiva com os seus pares.

Para este artigo, vai ser utilizada a seguinte definição para cultura organizacional:

É o conjunto de práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, vocabulário e clima organizacional.

É um termo que engloba diversos conceitos, porém, o autor gostaria de enfatizar que a parte técnica compõe apenas um dos itens, sendo que os demais constituem as formas de interação social do profissional com o seu ambiente de trabalho, que serão o foco nessa série de artigos.

Práticas

As práticas envolvem o conjunto de procedimentos desenvolvidos em comum por profissionais do mesmo setor ou departamento em uma empresa. É comum em indústrias e em consultorias ter o que é chamado na literatura de “Communities of Practice”, que são grupos para discussão e aperfeiçoamento de uma prática específica. Isso remonta a Idade Média com o desenvolvimento das Guildas, onde os aprendizes aperfeiçoavam suas habilidades ao absorver a experiência técnica de um mestre através da convivência e do trabalho em conjunto.

Esses grupos que desenvolvem práticas podem ser formais (estruturados conforme o planejamento corporativo) ou informais (colegas de trabalho que se reúnem para trocar experiências).

Para um profissional de tecnologia, é muito importante identificar em uma empresa se existem esses grupos de práticas, pois a existência desses é um indicador muito importante de que os colaboradores da empresa estão se reciclando e aperfeiçoando continuamente as suas competências.

Símbolos e vocabulário

Os símbolos e o vocabulário são parte da linguagem escrita e visual utilizadas pelos colaboradores de uma empresa. Apesar de aparentarem serem foco de estudo apenas das áreas de linguística e semiótica, para o setor de tecnologia é muito importante conhecer sobre a simbologia e terminologia utilizadas dentro de sua equipe e também do seu ecossistema (envolvendo fornecedores, clientes, parceiros e demais departamentos).

Muitas questões de ambiguidade e falhas de comunicação costumam envolver aspectos de como os símbolos e o vocabulário são compreendidos pelos envolvidos no processo de comunicação, especialmente no setor de tecnologia, onde meios virtuais são utilizados como meios de conversação e de documentação de funcionalidades ou de acordo de entendimento.

Existe um segundo aspecto importante deste fator, que envolve a identidade que um colaborador possui com a sua equipe e com o seu departamento. Jargões, gírias (ou até memes) emergem de contextos muito específicos e a etapa de compreensão só ocorre apenas quando o contexto é conhecido. Um funcionário que sabe o linguajar da equipe e da empresa terá uma maior facilidade de compreender, de poder expressar suas necessidades e de sentir que é um integrante da empresa.

Para um profissional de tecnologia, é fundamental não apenas conhecer o jargão técnico da sua função, mas também conhecer a “linguagem” da sua empresa e de seus clientes.

Não existe certo ou errado em relação a cultura organizacional, a questão é se existe um fit (ou não) entre o funcionário e a empresa

Conclusões

Neste artigo, foi apresentado o conceito de cultura organizacional e dois de seus aspectos: as práticas e os símbolos/ vocabulário. Para o próximo artigo, tratarei de mais três aspectos: hábitos, comportamentos e valores éticos e morais, exemplificando com um estudo de caso.

Pretendo continuar uma série de artigos falando sobre carreira. Caso tenham dúvidas ou propostas de temas interessantes, é só mandar um e-mail para: me@rafaelmatsuyama.com.