O bom gerenciamento do backlog pelo PO é essencial para garantir um produto de qualidade e de sucesso. Recentemente, eu fiz o treinamento Certified Scrum Product Owner da Knowledge21, e o instrutor Marcos Garrido apresentou uma forma muito boa de controlar o backlog que, adaptando à necessidade do meu projeto, tem me ajudado muito a controlar o andamento das sprints.
O diferencial desse modelo, na minha opinião, é o controle por persona, tema, história e suas tarefas técnicas. Eu sempre achei trabalhoso medir e prever várias coisas no projeto tendo as histórias, épicos e temas dispostos apenas de forma linear. Com essas variáveis em forma de imagem, o modelo me ajudou muito a ter controle do que já foi feito e prever como serão as próximas entregas.
Vou explicar melhor. Essa forma de controle de backlog consiste basicamente em uma planilha que contém histórias e tarefas técnicas colocadas nos lugares certos para dar um panorama geral do andamento do projeto.
Veja como a imagem, em alto nível, já diz muita coisa:
Cada quadradinho é um post-it. Os verdes são as histórias, e os amarelos são as tarefas técnicas dessas histórias. As colunas são divididas em personas e as linhas, em sprints. Cada sprint possui um tema que envolve histórias de vários épicos:
Organizando dessa forma, basta uma rápida olhada na imagem para ter ideia de quais personas foram priorizadas, quantas histórias a equipe foi capaz de entregar, a média de tarefas por histórias e o que entregamos em cada sprint de acordo com cada tema. Assim, tenho noção de quando será o próximo release e o que já temos pronto para atender cada persona, além de medir a velocidade da equipe.
O que acha? Esse modelo funciona para você? Se tiver algo a acrescentar ou alguma dúvida sobre o artigo, deixe abaixo seu comentário! Até a próxima.