DevSecOps

27 mar, 2015

Análise do uso de disco com JDiskReport

Publicidade

É sempre a mesma história: o disco rígido do computador que você acabou de comprar parece grande o suficiente para durar pelos próximos 10 anos. Uma coleção de MP3, dois ou três filmes, alguns jogos e uma infinidade de arquivos de escritório, e esse disco começa a sofrer com falta de ar. Se você preferir não percorrer todos inúmeros subdiretórios do seu computador manualmente para encontrar o problema, JDiskReport é tudo o que você precisa.

Essa ferramenta construída em Java determina o tamanho dos arquivos presentes no disco e lhe dá uma visão geral em formato gráfico dos maiores desperdícios de espaço no disco. Isso significa que, além de redescobrir o espaço desperdiçado no disco rígido, você pode identificar os programas que acumulam grande volumes de dados em arquivos temporários.

O JDiskReport precisa do Java Runtime Environment (JRE) versão 5 ou posterior. A maioria das distribuições, como o openSUSE e o Ubuntu, já possui esse aplicativo instalado por padrão. Em caso de dúvida, abra uma janela de terminal e digite java -version. Sua versão Java deve ser 1.5 ou mais recente. Caso não seja, você pode instalar o pacote de correto com o gerenciador de pacotes da sua distribuição (procure por Java ou JRE no repositório).

O próximo passo é ir para a seção de downloads da página inicial do JDiskReport, selecionar a versão do Java, baixar o arquivo ZIP, e descompactá-lo em um diretório de sua escolha.

Em uma janela do terminal, execute o comando java -jar JDiskReport-Version.jar (Leia também Kickstart*).

*Kickstart

Se o seu navegador tem o plugin Java Web Start, você pode inicializar o JDiskReport diretamente no browser. O Ubuntu 10.10 e o openSUSE 11.3 preenchem esse requisito. Basta ir ao site oficial do projeto e clicar em Web Start. No Firefox, talvez seja necessário selecionar Open na janela que é exibida e, em seguida, clicar em OK. Confirme a pergunta de segurança pressionando Run para executar a versão atual do DiskReport automaticamente. No decorrer do trabalho de desenvolvimento do RHEV, a Red Hat lançou drivers de rede e armazenamento virtualizados para a execução de sistemas convidados Windows em KVM. Além disso, o RHEL versão 5.3 ou superior carrega automaticamente os drivers KVM virtualizados, eliminando a necessidade de atenção manual por parte do administrador. Graças aos drivers de I/O virtuais no sistema convidado, o desempenho é apenas um pouco menor do que a velocidade de acesso nativa do host, enquanto os drivers emulados desaceleram significativamente o sistema. Aliás, sistemas convidados do Windows XP não suportam paravirtualização de blocos de drivers (virtio block driver), mas apenas os drivers de rede.

Ordem de captura

Quando executado pela primeira vez, o JDiskReport inicia um assistente, no qual você pode clicar em Avançar para concordar com os termos da licença. Como no começo não existirão resultados para ver, sua única opção é fazer uma varredura em uma árvore de arquivos selecionando o diretório que o JDiskReport deve investigar.

A janela vai sugerir duas opções: o disco inteiro (/) ou seu diretório home; clique no sinal de mais para acessar mais diretórios. A análise leva um bom tempo, e a previsão de tempo restante provavelmente estará errada.

Quando a pesquisa é concluída, o JDiskReport exibe os resultados na janela principal (figura 1). A exibição em árvore à esquerda lista os diretórios para a pesquisa, e a seção principal da direita informa quanto de espaço os arquivos ocupam nesses diretórios. Você também verá várias guias com vários gráficos. Se não gosta do diagrama de torta padrão, poderá usar os botões para alternar para um gráfico em formato de anel, barras ou para uma tabela simples: é claro que isso não irá alterar as informações presentes no relatório.

Figura 1: O maior usuário de espaço em disco de um Ubuntu 10.10 recém-instalado é o OpenOffice.org.
Figura 1: O maior usuário de espaço em disco de um Ubuntu 10.10 recém-instalado é o OpenOffice.org.

Para identificar o desperdício de espaço do disco, vá para a guia Size. O diretório com a maior fatia do gráfico estará usando mais espaço. Para alterar para esse diretório, clique na fatia e, então, será mostrado o uso do espaço para os subdiretórios. Você pode usar essa abordagem para verificar tudo sobre o disco, inclusive o desperdício de espaço. Caso você queira sair da visualização de subdiretórios, clique em Show Files para ver os tamanhos dos arquivos no gráfico de pizza.

Preste atenção em qual diretório está selecionado na exibição em árvore. Você só verá subdiretórios desse diretório e seus respectivos arquivos nos relatórios. Aliás, o JDiskReport destaca os diretórios que usam a maior quantidade de espaço em preto e negrito na exibição em árvore.

Superstar

O Top 50 lista os maiores, mais antigos ou mais novos arquivos – dependendo de qual tecla for usada na parte inferior da tela (figura 2). Types informa quais tipos de arquivo estão usando mais espaço. A figura 3 mostra que tenho mais do que 370MB de pacotes Debian (em arquivos .deb) perdidos em algum lugar no meu disco.

Figura 2: O "Top 50" maiores arquivos no sistema.
Figura 2: O “Top 50” maiores arquivos no sistema.

As demais guias precisam de um pouco mais de interpretação. A opção Size Dist mostra quais tamanhos de arquivo ocorrem mais frequentemente. Na figura 4, não há arquivos maiores do que 1GB; no entanto, muitos arquivos menores, pesando entre 4MB e 16MB, ocupam mais de 500MB no total. A guia Modify diz quanto espaço em disco foi modificado no passado.

Figura 3: Neste sistema Ubuntu, tipos de arquivo .DEB tomam mais espaço do que os outros tipos de arquivos.
Figura 3: Neste sistema Ubuntu, tipos de arquivo .DEB ocupam mais espaço do que os outros tipos de arquivos.

Em vez de espaço em disco, o JDiskReport também pode lhe dizer o número de arquivos encontrados. Para ver isso, vá ao menu Show e clique em Show number of files. O gráfico na guia Size, em seguida, exibe o número de arquivos em subdiretórios.

A mesma coisa se aplica às outras guias. Modify agora lhe dará uma lista indicando quantos arquivos foram modificados; Size Dist agora lhe informa sobre os arquivos de tamanhos diferentes que existem no disco. Você pode arquivar os resultados exibidos por JDiskReport ao selecionar File | Save Scan As… e depois ir para Open Scan. Ou então pode abrir uma varredura salva anteriormente através do assistente para carregar as estatísticas salvas. Para iniciar uma nova análise, basta selecionar a aba File | Scan file tree.

Figura 4: O relatório de arquivos distribuídos mostra o leque de tamanhos de arquivos de um sistema com Ubuntu 10.10.
Figura 4: O relatório de arquivos distribuídos mostra o leque de tamanhos de arquivos de um sistema com Ubuntu 10.10.

Conclusão

Se o fim do espaço de seu disco está próximo, o JDiskReport vai descobrir rapidamente o desperdício de espaço em disco oculto – embora uma pequena curva de aprendizado seja normalmente necessária para interpretar os gráficos.