DevSecOps

8 jan, 2009

Ambiente de Business Intelligence (BI)

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Construindo Ambiente de BI

Segundo Kimball, o DW é a fonte de dados para consultas na organização, ou nada menos que a união de todos os Data Marts já constituídos. Pode ser visto também como uma grande base de dados que apresenta diversos níveis sintéticos dos dados operacionais, cujo objetivo maior é o de fornecer informação estratégica integrada, segundo uma visão holística da organização.

Normalmente, é construída sob a forma de fatos (mensuráveis) e as dimensões sob as quais podem ser analisados (exemplo: as campanhas de marketing na região sul foram de R$ 7.568.000,00 no mês de dezembro de 2007; onde o fato é valor das campanhas e as dimensões são a região e o mês, assim com o ano);

Para Kimball, o Data Mart (DM) é um expoente defensor de construções de DM, afirma que os data marts são subconjuntos de um DW completo. Podemos assim entender DM como pequenos DW, de visão departamental ou de área interesse ou área assunto bem definida, com o propósito de fornecer visão estratégica dos dados setorizados.

Kimball, também define OLAP, advindo da expressão On-Line Analytic Processing, como a atividade de consulta e apresentação de dados textuais e numéricos em um DW.

Todos esses aspectos de se construir o ambiente de BI, além de outros fatores (Ferramentas, Arquitetura, Recursos, etc) são muito importantes na concepção desta plataforma em qualquer instituição organizacional. Porém, não deve ser encarado como o objetivo final de qualquer construção de ambiente de BI. No entanto, muitas vezes, os focos dos altos investimentos não são colocados de forma prioritária como realmente deveria ser.

Data Warehousing (DWing)

Todos nós sabemos que os bancos de dados são de vital importância para as empresas e também estamos cientes de que sempre foi difícil analisar os dados neles existentes. Tudo isso porque geralmente as grandes empresas detêm um volume enorme de dados e esses estão em diversos sistemas (transacionais) diferentes espalhados por ela. Não conseguíamos buscar informações que permitissem tomarmos decisões embasadas em um histórico dos dados.

Em cima desses históricos podemos identificar as tendências e posicionar a empresa estrategicamente para ser mais competitiva e consequentemente aumentar e maximizar os lucros para que o índice de erros diminua numa tomada de decisão de gestores da empresa.

Pensando nisso, introduziu-se um novo conceito no mercado, o de Data Warehouse (DW). Esse conceito consiste em organizar os dados corporativos de maneira integrada, com uma única versão da verdade, histórico, variável com o tempo e gerando uma única fonte de dados, que será usada para abastecer os Data Marts (DM) – que resumidamente pode ser considerado um subconjunto do Data Warehouse (DW). Com essa visão, permite aos gerentes e diretores das empresas tomarem decisões baseadas em fatos concretos e não em hipóteses ou intuições, cruzando informações de diversas fontes. Isso agiliza a tomada de decisão e minimiza os erros. Tudo isso em um banco de dados paralelo aos sistemas transacionais da empresa.

Histórico

Componentes tradicionais da arquitetura

Objetivos

  • Repositório de dados históricos da companhia
  • Matéria-prima para sistemas de apoio à decisão
  • Possibilita a execução de análises e consultas complexas

Características (segundo Bill Inmon)

  • Orientado ao assunto

Os dados são organizados de modo que todos os elementos relacionados ao mesmo evento no mundo real estejam conectados entre si. (Ex: Vendas deve conter dados do sistema de vendas no varejo, do de vendas no atacado e do de vendas pela Internet)

  • Variante no tempo

Os dados no banco são registrados de forma que qualquer relatório possa refletir a situação em um determinado momento no tempo (Ex: Relatório “Vendas por regional” de 2 anos atrás)

  • Não-volátil

São dados que, quando gravados no banco, jamais são alterados ou deletados.

  • Integrado

O banco contém dados extraídos de quase todos os sistemas transacionais da empresa e esses dados têm que ser mantidos de forma consistente. (Ex: código do produto, endereços, etc)

No próximo artigo, falarei sobre a construção de DW e DM.