DevSecOps

11 jan, 2010

Adobe Flex 4 – Adobe Flash Builder

Publicidade

Este é o nosso primeiro artigo em 2010. Esse ano promete! Em 2010 teremos a nova versão do Flex, que está deixando o codinome Gumbo para trás e cada vez mais tornando-se realidade.

Muitas mudanças estão por vir, componentes novos, nova arquitetura e novos nomes. O Adobe Flex Builder vira Adobe Flash Builder 4, com melhoramentos em algumas áreas. O que há de novo no Adobe Flex 4 pode ser acessado aqui.

Neste artigo iremos conhecer um pouco mais o Adobe Flash Builder. Inicialmente, sua instalação. Para baixar o Adobe Flash Builder Beta 2, acesse o este link.

Faça o login e, na próxima página, você terá algumas opções de download, dividindo-se entre “StandAlone” installer e “Plugin for Eclipse”, além das respectivas versões para Windows e Mac.

Para entender as versões “Standalone” e “Plugin” é preciso saber que o Adobe Flash Builder foi desenvolvido sobre a plataforma Eclipse. O Eclipse é uma IDE amplamente distribuível, onde é possível criar várias outras IDEs sobre ela. Isso torna realidade, por exemplo, o desenvolvimento Flex+PHP ou Flex+Java na mesma IDE.

Se você ainda não conhece o Eclipse, então com certeza você deverá pegar a versão “Stadalone”. Se você usa o Eclipse em outras áreas (Java, PHP, Rails) e quer integrar o Flash Builder à sua IDE, você deve pegar a versão Plugin. Neste artigo iremos utilizar a versão “Standalone”.

Após realizar o download do arquivo de instalação (clique em Download Flash Builder 4 Installer for Windows), execute-o, para obter a seguinte tela:

A instalação corre sem problemas (next, next, next…). Após a instalação, abra o Adobe Flash Builder para uma rápida inspeção. 


No “Package Explorer”, criamos um novo projeto:

Adicionamos um Panel:

E executamos o projeto:

Aqui instalamos e testamos o Adobe Flash Builder. Nos próximos artigos iremos abordar mais conceitos. Aproveite que o ano se inicia, que o Flex 4 é novo, e comece a aprender também! A seguir coloco alguns links (em inglês) sobre o Flex 4: