Design & UX

1 nov, 2017

Teste de usuário: Introdução, benefícios, como criar e melhores práticas

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O teste é importante antes de qualquer lançamento – seja para um produto, um website, uma webpage, um programa de TV ou mesmo um jogo. Testes para uma página na Web permitem que você descubra lacunas, para ver se o objetivo da página é facilmente alcançado, para testar se a navegação é de fácil entendimento e etc. Se você é um desenvolvedor, você provavelmente tenha feito testes diversas vezes no passado. Entretanto, apesar de testes usuais, você pode encontrar que conversões, registros, ou descrições podem ainda estar baixas no website. Isso coloca em questão o tipo de teste.

Embora haja um monte de maneiras de testar, os testes de usuário podem dar-lhe informações que você provavelmente já perdeu antes. Neste artigo, abordaremos o seguinte:

  • O que é o Teste do Usuário
  • Benefícios do teste do usuário
  • Como criar um teste de usuário
  • Melhores práticas
  • Teste de usuário on-line

O que é o teste do usuário?

É um teste centrado no usuário, projetado para avaliar o produto, testando-o nos usuários. O teste do usuário é simplesmente: clientes reais ou usuários passando manualmente pelo seu site, a navegação, o fluxo de compras, etc, para concluir sobre a facilidade e a experiência da interface.

Benefícios do teste do usuário

  • Uma grande economia de tempo: o teste do usuário economiza muito tempo porque os usuários podem lhe dar feedback em tempo real
  • Tem impacto direto: um usuário se concentra mais em coisas como subscrição e fluxo de compras que impactem diretamente seu negócio
  • Oferece feedback valioso: você pode esperar um feedback honesto e não diluído de um usuário, pois ele é o cliente final
  • Acessível: o teste do usuário é efetivo, barato e simples de implementar

Como criar um teste de usuário

Passo 1: Configurar a zona de teste

O teste do usuário é bastante fácil de ocorrer em quase qualquer lugar. Tudo o que você realmente exige é o seu assunto e um laptop. No entanto, é bom garantir que você tenha o seguinte:

  • Um ambiente sem distração
  • Equipamento para gravar sua tela, o áudio e o vídeo (Screencastify, é uma extensão do Chrome faz todos os 3)
  • Uma configuração totalmente pronta para que você não desperdice o tempo do seu assunto recebendo as coisas em último minuto

Passo 2: identifique seu público-alvo

Se o seu site é um site para comida, receitas, arrumações fáceis para o jantar, o público-alvo provavelmente incluirá a faixa etária de 20 a 60 anos, exclua os menores de 18 anos. Algumas práticas recomendadas ao escolher um público-alvo são:

  • Evite escolher membros da família e amigos, pois suas opiniões podem ser tendenciosas
  • Por favor, não peça a seus amigos para testar seu site por meio de uma postagem no Facebook
  • Evite escolher colegas, eles provavelmente não terão uma perspectiva de fora
  • Um bom ponto de partida é usar sua base de clientes existente para testar seu novo site ao enviar-lhes um e-mail de convite pessoal.

Passo 3: Prepare o script e tarefas

Nesta etapa, concentre-se na criação do script, ou seja, o que você quer dizer ao usuário. Você quer garantir que você lhe dê as instruções certas sem ser muito específico. Isso significa que, se você tivesse que dizer-lhe para dirigir-se à navegação, clique em Homens sob a navegação, e procure relógios. Ele seguirá suas instruções, exatamente o que acaba com o propósito dele localizar sozinho o produto que ele quer e testar a navegação.

Em vez disso, a instrução alternativa que você poderia lhe dar, seria: “Comprar um relógio e faça uma compra com este cupom”.

Isso permite que você observe a compreensão do fluxo de compras do seu site por conta própria.

Ao escrever e ensaiar suas instruções, é bom ter em mente os objetivos comuns do usuário. Como comprar, se inscrever, entrar, e assim por diante. Escreva de cinco a sete tarefas que você deseja que o usuário complete.

Passo 4: Dê boas vindas ao seu usuário

Uma vez que você tenha seu script no lugar, dê boas vindas ao seu usuário e explique as coisas para ele – indique o objetivo do teste e faça com que ele se sinta relaxado – tudo isso sem carregar seu site ainda.

Deixe-o saber que ele pode ser franco e totalmente honesto com suas observações.

Passo 5: Observe, identifique problemas e soluções de teorização

O teste do usuário geralmente ocorre com um usuário por vez. Isso permite testar os problemas que você observa com o primeiro usuário e tentar corrigir com os usuários consecutivos.

Por exemplo, o usuário um pode não conseguir encontrar a opção Comprar, o que o impede de fazer uma compra. Isso permite que você faça perguntas e identifique que o problema é realmente o botão Comprar.

Você poderia então teorizar para uma solução que poderia ser mudar a posição do botão, aumentar o contraste de cor para ele ou aumentar o tamanho do botão.

Este é o método científico de fazer testes.

Passo 6: Analise seus resultados, corrija problemas e repita

Por último, uma vez que o teste for concluído e o assunto deixado, dê uma olhada em seus resultados e observações.

Antes de entrar no Usuário 2, implemente sua solução e faça correções. Uma vez que isso seja feito, convide o Usuário 2 para passar pelo processo de compra e anote se ele está enfrentando o mesmo problema ou se as “edições” para o projeto realmente lhe permitiram fazer uma compra muito mais fácil e rápida.

Este passo final é crucial. Isso ajuda você a consertar lacunas e identificar se o objetivo do site está sendo alcançado facilmente. Repita o ciclo de identificação – reparo – até que esteja satisfeito de ter pregado tudo no seu site.

Melhores práticas

Agora que você sabe como realizar testes de usuários, vamos concluir este artigo com algumas boas práticas rápidas:

  • Considere a fadiga do teste: a fadiga do teste é provável após 12-15 minutos. Não empurre seu assunto mais do que isso
  • Certifique-se de que as tarefas sejam lineares: evite pedir ao seu usuário que avalie a página inicial depois que ele chegou à página de checkout
  • Execute um teste piloto: faça isso para eliminar erros de gramática no seu script, instruções confusas, etc

Teste de usuário on-line

Embora o teste físico dos usuários possa produzir excelentes resultados, nem sempre é a opção mais acessível, especialmente com o tempo e as limitações do testador. Uma excelente alternativa ao teste de usuários físicos é o teste de usuários on-line.

Então, como a preparação de testes de usuários on-line difere dos testes de usuários físicos?

  • Sem preparação de script, preparação de sala e configuração necessária
  • O passo crítico aqui é a necessidade de especificar tarefas para seu usuário
  • Fique em menos de cinco ou seis participantes por estudo
  • Se você precisa que o usuário faça o download de software ou desative bloqueadores de anúncios, certifique-se de especificar
  • Certifique-se de levar em consideração o contexto cultural ao avaliar resultados
  • Vídeo e áudio tornam-se importantes no teste de usuários on-line
  • Certifique-se de capturar. A ferramenta que você usa, fornece análise quantitativa e resultados de perguntas de pesquisa, incluindo múltipla escolha, escalas de classificação e respostas escritas

Graças a uma série de ferramentas de teste, o teste de usuários on-line pode ser feito com facilidade. Vamos explorar:

UserTesting.com

Este site oferece acesso a assuntos genuínos de acordo com suas especificações para atender seu público-alvo. Você pode acessar arquivos com áudio de usuários testando seu site ou aplicativo. Você pode até obter resultados em apenas uma hora!

CrazyEgg

CrazyEgg é um software de mapeamento de calor que lhe dá informações sobre como e onde seus visitantes estão interagindo com seu site. A vantagem é que você possa rastrear vários domínios com uma única conta. Agora, isso mostra, não apenas mapas de calor, mas também mapas de rolagem (até o ponto em que os usuários estão rolando), sobreposição (cliques em elementos de página diferentes) e confetes (fonte de cliques, termos de pesquisa, etc).

Loop11

Esta ferramenta permite que você crie modelos de teste personalizados com tarefas, objetivos e questões de usabilidade. Você pode então testar fontes através de diferentes fontes, como pop-ups.

Mouseflow

Esta ferramenta de análise fornece informações sobre a experiência do seu visitante através de gravações e tendências que acompanham a atividade do usuário. Você pode analisar a atividade de um visitante através de mapas de calor, funis de conversão, sessões gravadas, análise de formas, etc.

UserFeel

Como outros, esta ferramenta também oferece idéias e análises sobre o comportamento do usuário no entanto, a vantagem com esta ferramenta é que ele suporta uma rede multilingue de testadores, o que é ótimo se você tiver clientes globais. Veja como funciona: essions, form analytics, etc.

Acha que está pronto para começar a testar? Comece Agora então! Boa Sorte!