Design & UX

12 abr, 2016

Modelagem 3D com Maya – Parte 1: Criando um Minion

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E aí, galera? Hoje iniciaremos nosso primeira série de artigos sobreuma ferramenta praticamente nova: o tão conhecido software de modelagem 3D da AutoDesk MAYA. Bacana, não é?!

Você pode estar se questionando sobre o motivo da troca do Blender por ele. Faço isso, pois esse software é um dos mais requisitados no ramo empresarial. Outras características?! Deixemos isso para uma hora melhor.

Modelagem 3D com Maya – criando um Minion

Vamos ao que interessa!

Hoje iremos modelar um Minion, que requer um nível intermediário/avançado para quem está iniciando no ramo da modelagem 3D. Eu recomendaria ver algum dos artigos que postei anteriormente, de preferência os mais iniciais, pois abordam conceitos e ferramentas úteis que são praticamente as mesmas no Maya.

Para dar o pontapé inicial, abram o Maya e cliquem uma vez na barra de espaço. Vocês verão quatro pequenas janelas, assim como mostrarei na imagem seguinte. Temos que fazer isso, pois será necessário moldar o nosso “Minion” a partir de uma imagem frontal e lateral.

Screen-Shot-2016-03-01-at-18.44.43

Agora você irá importar as imagens que dispomos a seguir em suas respectivas telas. Estão abaixo as imagens para você salvar em seu computador.

Lateral:

MinionsLateral

Frontal:

MinionsFrontal

Para colocá-las, clique em (view) -> (Image Plane) -> (Import Image).

Screen-Shot-2016-03-01-at-18.20.49

Agora clique novamente na barra de espaço, porém sem soltá-la. Depois, clique com o mouse no centro onde está escrito “maya” e clique em modo perspectiva. Na imagem seguinte, está representada esta ação. Aos mais experientes, esse mesmo processo pode ser feito ao deixar a seta do mouse sobre a telinha, onde mostra a visão perspectiva em que se clique na barra de espaço.

Screen-Shot-2016-03-01-at-18.25.30

Agora, com base em um modelo de esfera, vamos modelar todo o corpo do nosso Minion, usando os mesmos princípios utilizados nos artigos anteriores que citei acima. Vamos usar a extrusão, que no maya está localizada na parte superior da tela. Veja a imagem seguinte, em vermelho.

Screen-Shot-2016-03-01-at-18.10.12

Para dar continuidade, vou mostrar como ficou meu personagem modelado mediamente. Afinal, no meu ponto de vista, seria mais rentável desenvolver o objeto em apenas um lado, já que quase todas as partes de seu corpo são simétricas. Vejam como ficou:

Screen-Shot-2016-02-27-at-16.48.41-1024x640

Eu poderia aqui detalhar mais a vocês sobre como fazer cada parte, mas, primeiramente, acredito que pela imagem vocês já possam ter uma ideia (e artigo ficaria muito grande).

Em decorrência disso, se alguém tiver dificuldades para conseguir um resultado semelhante, avise-me nos comentários para que então eu possa me dedicar a um artigo com foco apenas nesses detalhes.

Por hoje é só, pessoal. Espero que tenham gostado e estejam animados para a próxima parte. Não percam!

Até já!

***

Artigo original publicado em: http://www.fabricadejogos.net/posts/modelagem-3d-com-maya-criando-um-minion/