Design & UX

20 out, 2008

Criando Light Streaks

Publicidade

Desenvolver efeitos de luz no Photoshop, sem dúvida, requer muita habilidade e experiência. Porém, queria desmistificar um pouco isso e apresentar uma forma simples de atingirmos bons efeitos conhecidos como “light streaks”. Vamos lá!

Descrição: Criando Light Streaks

Software ultilizado: Photoshop CS3 em Inglês.

Grau de Dificuldade: 6.0

Primeiro passo:

Vamos criar um plano de fundo (Background) para nosso efeito. Abra um novo documento no Photoshop e preencha com a cor preta. Depois, crie uma nova camada clicando no botão new layer no final da paleta de camadas. Feito isso, preencha de branco.

Nós usaremos o filtro de luz nessa layer (Filters > Render > Lighting Effects) para criar um suave gradiente. Vá ao slider de intensidade, escolha qualquer cor de que você goste, mesclando com o preto. Nesse caso, estamos utilizado preto para rosa.

Segundo passo:

Criaremos uma luz que dará início aos outros raios. Comece criando uma nova camada e ajustando a opção Blend Mode dela para Screen. Depois use a ferramenta de seleção (Atalho: M) e crie uma seleção circular, aplicando um Feather (Select > Modify > Feather). Mude o valor para 20 pixels. Isso dará à nossa luz um brilho em volta das extremidades.

Feito isso, use o Radial Gradient Tool para dar cor e intensidade. É interessante usar 3 cores para o gradiente. A primeira cor que será interna deve ser branca ou de algum tom semelhante, mais claro. Cuide para que o preenchimento comece no centro e termine na borda.

Terceiro passo

Faça uma cópia da camada da luz já criada e oculte a original. Você precisará dela mais tarde para fazer os efeitos adicionais dos raios. Agora vamos redimensionar (Edit > Transform > Scale) a luz deixando-a achatada. Isso permite a você controlar a espessura dos raios.

Quarto passo:

Vamos dar início à toda diversão. Para dar às nossas luzes os raios que dão sensação de movimento, use os seguintes filtros: Wave (Filter > Distort > Wave) e Twirl (Filter > Distort > Twirl). Usando a Wave, você pode conseguir visuais muito bonitos. Como qualquer outro filtro com sliders,

leva um tempo para conseguir ajustá-los da maneira certa, mas você irá provavelmente precisar aumentar o lenght e amplitude consideravelmente. Experimente aplicar esse filtro várias vezes na mesma camada.

O filtro Twirl dará o movimento aos raios de luz. Para ajustar esse filtro não há muito segredo.

Então não tenha medo de combinar os dois! Fazendo isso e “pegando o jeito”, você poderá dar mais detalhes ao efeito e desenvolver trabalhos mais interessantes!

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado e que tenha alguma utilidade para vocês!

E convido também para visitar meu blog Inspiração 9. Diariamente posto referências para Design, alguns recursos para download e muito material que considero interessante! Vale a pena dar uma olhada!

Grande abraço e até a próxima!