/Banco de dados

voltar
/Banco de dados

Visualização de Postgres Plan Query

PorAlex Tatiyants em

Depois de uma temporada recente na otimização de query, eu mais uma vez me encontrei desejando uma maneira melhor para ver planos de query produzidos por EXPLAIN. Então, eu finalmente decidi fazer algo a respeito e o resultado é Postgres EXPLAIN Visualizer (ou Pev):

pev_plan

Por que Pev

Eu queria uma ferramenta que pode fazer planos simples de entender e ser visualmente agradável. Mais especificamente, eu queria:

  • mínimo ruído visual
  • insights
  • alto grau de personalização
  • plano no contexto da query

Vamos ver como Pev ajuda com isso. Vou usar o plano produzido pela query a seguir para ilustração:

SELECT C.STATE,SUM(O.NETAMOUNT), SUM(O.TOTALAMOUNT)
FROM CUSTOMERS C
  INNER JOIN CUST_HIST CH ON C.CUSTOMERID = CH.CUSTOMERID
  INNER JOIN ORDERS O ON CH.ORDERID = O.ORDERID
GROUP BY C.STATE
  LIMIT 10 OFFSET 1

Gostaria também de salientar que Pev só funciona com planos de EXPLAIN em formato JSON. Para produzir um, use este código:

EXPLAIN (ANALYZE, COSTS, VERBOSE, BUFFERS, FORMAT JSON)

Visualização dos nós

Primeiro, Pev usa um gráfico clássico de árvore para visualizar o plano. Eu acho que isso é mais fácil de ver do que a árvore da esquerda para a direita usada por PgAdmin:

pgadmin_query_plan

Por padrão, cada nó exibe seu tipo + detalhes relevantes (como o objeto que está sendo examinado ou a condição join), duração e informações importantes (como se esse nó é algum tipo anexo):

pev_default_node_view

Falando de insights, Pev atualmente calcula o seguinte:

  • Nós outlier (maior, mais lento, mais caro)
  • Nós com estimativas mal planejadas (planejados não atendidos por um fator de 100 ou mais)

Pev também permite várias personalizações, como mostrar detalhes de estimativas planejadas e um gráfico de linhas, duração ou custo:

pev_node_expanded_view

Se você quiser ver absolutamente tudo que o Postgres sabe sobre o nó, basta clicar sobre o título para obter a visão estendida:

pev_expanded_view

Usando essas personalizações (disponíveis no menu de configurações do lado esquerdo), você pode facilmente criar gráficos como o abaixo, que mostra o quão rápido cada nó é:

pev_node_speed_tree

Query Display

Eu pessoalmente acho que é difícil mapear mentalmente o plano que eu estou vendo com a query que foi gerada. Pev ajuda a esse respeito, mostrando-lhe a query junto ao seu nó e destacando a parte relevante sempre que possível. Basta clicar no ícone do banco de dados azul, pequeno, dentro do nó:

pev_highlighted_query

Devo admitir que destacar a parte relevante da query é bastante rudimentar nesse ponto, mas eu estou esperançoso de que isso pode ser melhorado no futuro.

Mais duas coisas

Pev é fortemente influenciado pelo excelente explain.depesz.com. Eu aprendi muito sobre como o planejador Postgres funciona usando-o e lendo a ajuda.

Se você usar o Pev, por favor me deixe saber sua opinião em @alexTatiyants. Se você quiser melhorá-lo, o código está no GitHub.

***

Alex Tatiyants faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://tatiyants.com/postgres-query-plan-visualization/

Deixe um comentário! 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais