Desenvolvimento

Desenvolvimento

Um VS Code para cada necessidade

5 jun, 2018
Publicidade

Se você, assim como eu, trabalha com o VS Code em contextos muito diferentes e gostaria de ter um Code específico para cada projeto/contexto – somente com as extensões daquele contexto -, estou aqui para te contar que eu resolvi esse problema.

Criei uma ferramenta chamada “ccode” (abreviando Custom Code) que permite que você tenha um Code diferente em cada situação. Você a instala com:

npm install -g customcode

Fazendo isso, você ganha no seu PATH, a ferramenta ccode assim como a create-custom-code.

Aqui está ela no npm, em customcode.

Como funciona?

Primeiro escolha o contexto que quer utilizar. Por exemplo, você está num projeto de Angular e quer utilizar o excelente extension pack de Angular, da Loiane Groner. Entre no diretório do projeto e rode:

create-custom-code . 

Quando você fez isso, ele criou um diretório .code neste diretório e o inicializou. Agora, sempre que você estiver neste diretório, ou qualquer subdiretório dele e rodar ccode, ele vai rodar o VS Code usando o diretório .code recém criado como o diretório para extensões e configurações. Por exemplo, rode:

ccode .

E terá um Code novinho em mãos.

Substitua o code pelo ccode

Você não precisa ficar tentando lembrar onde tem um Code customizado ou não. Se o ccode não achar uma customização, ele vai rodar o Code padrão do sistema. Ou seja, simplesmente passe a usar o ccode, e com o tempo, você nem vai lembrar mais que ele existe. Por padrão, você vai buscar um Code customizado.

Você também pode customizar diretórios. Por exemplo, coloque todos os projetos com C# debaixo de ~/csharp, e inicialize o custom Code de C# lá. Agora, sempre que abrir o ccode em um dos subdirs de ~/csharp, o seu Code com extensões de C# vai abrir.

A extensão foi – obviamente – feita com JavaScript e Node.js, e o código dela está no meu GitHub, em giggio/customcode. Quer contribuir? Está faltando algo? Bora fazer mais código livre!

Espero que curtam!

***

Este artigo foi produzido em parceria com a Lambda3. Leia outros conteúdos no blog da empresa: blog.lambda3.com.br