Desenvolvimento

26 fev, 2009

O que é GeneXus?

Publicidade

GeneXus nasce em 1984 quando Breogán Gonda e Nicolás Jodal (presidente e vice-presidente da ARTech) enfrentavam um grande desafio em São Paulo, Brasil.

Era um projeto de reengenharia com mainframes na empresa Alpargatas.

Na primeira análise constataram que precisavam de umas 700 tabelas, algo que, para aquela época, era impossível de manter para um projeto de um ano e duas pessoas.

Então, buscando a forma mais inteligente de realizar este projeto, descobriram um nicho de mercado: “Geração inteligente de aplicação, baseadas em conhecimento”.

Em outras palavras, criaram uma ferramenta de desenvolvimento multiplataforma, onde o Analista tem seu foco no conhecimento do negócio, deixando que GeneXus se dedique à programação de baixo nível.

Isto permite que o programador não tenha que conhecer a linguagem de programação de baixo nível, já que GeneXus cria o código fonte necessário na linguagem desejada e para a base de dados que se decida.

Genexus conta com 3 ambientes: desenho, protótipo e produção.

A idéia de GeneXus é automatizar todo o automatizável, normalização de base de dados e manutenção da mesma (o que usualmente se chama como “reorg”).

GeneXus tem evolucionado desde o início, quando em 1989 lançaram no mercado a sua primeira versão, com geradores COBOL e RPG para AS/400, até o dia de hoje, que gera aplicações para as principais plataformas de software: Java, .NET e dispositivos móveis (.NET); para os sistemas operativos Windows, Unix, Linux e OS/400; e suporta as bases de dados mais populares do mercado: DB2, Oracle, SQL Server, PostgreSQL e mySQL.

Atualmente tem liberado o gerador Ruby.

Uma das coisas que mais destaco é a facilidade de poder passar de uma plataforma à outra e/ou de uma arquitetura à outra em questão de horas, das quais 99% do trabalho são realizados por GeneXus.

Hoje, a plataforma tem oficialmente uns 20 anos, porém leva um pouco mais de bagagem, pois tem ganhado muito espaço no mercado e muita popularidade no exterior. ARTech é reconhecida como a máxima exportadora de software do Uruguai, o que representa uma referência importante a ter em conta.

Particularmente, conhecemos GeneXus desde 1995 e trabalhamos em distintas partes do mundo, em distintas plataformas e arquiteturas e com bases de dados de mais de 600 tabelas, ou seja, o que parecia impossível no ano 1984, hoje é nosso dia a dia.