Desenvolvimento

5 fev, 2015

Não perca tempo com revisões de código

Publicidade

Menos da metade das equipes de desenvolvimento faz revisões de código, e a outra metade provavelmente não está recebendo o máximo de revisões de código que deveria.

Veja como não perder tempo com revisões de código desnecessárias.

Mantenha tudo simples

Muitas pessoas ainda pensam que as revisões de código devem ser feitas em reuniões formais de inspeção de código, com muito trabalho de preparação necessário antes que uma sala cheia de revisores possa caminhar lentamente pelo código em torno de uma mesa, com a ajuda de um moderador e de alguém pra registrar as alterações. Muitos aborrecimentos, atrasos e papelada.

Mas você não tem que fazer as revisões de código dessa forma – e você não deve, inclusive.

Existem vários estudos recentes que provam que a realização de reuniões de revisão de código formal atrasa o desenvolvimento e gera custos sem agregar nenhum valor. Enquanto pode levar semanas para agendar uma reunião de revisão de código, apenas 4% dos problemas são encontrados na própria reunião – o restante é achado por colaboradores que procuram no código por conta própria.

Em empresas como Microsoft e Google, os desenvolvedores não participam de reuniões formais de revisão de código. Em vez disso, eles se aproveitam de plataformas colaborativas de revisão de código, como Gerrit, CodeFlow, Collaborator, ReviewBoard e Crucible, ou então utilizam e-mails para solicitar comentários de forma assíncrona e trocar informações com outros colaboradores.

Esses comentários informais (feitos corretamente) são muito mais eficazes para encontrar problemas no código, mas muito menos dispendiosos e mais fáceis de executar e gerenciar. O que significa também que são feitos com mais frequência.

Esses comentários se encaixariam melhor no desenvolvimento iterativo e incremental, fornecendo aos desenvolvedores um feedback mais rápido (dentro de algumas horas ou, no máximo, uns dois dias, em vez de semanas para inspeções formais).

Mantenha um pequeno número de colaboradores

Algumas pessoas acreditam que, se duas cabeças pensam melhor que uma, então três cabeças são ainda melhores, quatro cabeças ainda mais, e assim por diante.

Então, por que não convidar todos da equipe para uma revisão de código?

Resposta: porque é um trágico desperdício de tempo e dinheiro.

Como acontece com qualquer prática excessiva, rapidamente irá se chegar a um ponto de resultados decrescentes, à medida que se tenta conseguir mais pessoas para olhar para o mesmo código.

Em média, um único revisor vai encontrar cerca de metade dos defeitos por conta própria. De fato, um estudo da Cisco revelou que os desenvolvedores que verif