Desenvolvimento

24 dez, 2012

Melhores de 2012 – Usando Varnish com Django para caching de alto desempenho

Publicidade

O que tivemos de mais interesse em 2012? Quais foram melhores artigos, as opiniões que geraram maiores discussões? Isso é o que você vai encontrar nessa seleção de artigos que fizemos especialmente para você: os melhores conteúdos de 2012. Já que final e início de ano é sempre um tempo propício para fazer um balanço do que passou e o planejamento para o que ainda virá, esperamos que os artigos publicados aqui te ajudem nisso!

Boas festas e feliz 2013! Um abraço da equipe de Redação do iMasters!

Varnish é um web cache open source. Ele fica em uma camada acima do Apache (ou nginx, gunicorn, etc) e faz o cache de páginas inteiras por URL, melhorando vastamente a velocidade de qualquer website dinâmico. Em vez de gerar repetidamente uma página que faz várias consultas pesadas de SQL ou executar outra tarefa computacional pesada, a página resultante e seus headers ficam como cache na memória ou em um arquivo no disco. Pedidos subsequentes para a URL são buscados diretamente do cache. Isso fornece um aumento significativo de velocidade para qualquer projeto Django não trivial.

Claro, você pode usar o framework de chache do Django com ou sem o Varnish. O Django é ótimo para fazer o cache de partes de páginas geradas, mas na minha opinião é melhor usar um acelerador HTTP dedicado se você quer executar o cache em páginas inteiras.

Configurando o Varnish para uso com Django

O Varnish usa arquivos VCL para configuração. Isso garante um controle preciso sobre qualquer aspecto da pipeline da requisição; o VLC é essencialmente uma mini-linguagem para especificar como lidar com um pedido que está chegando.

 

Continue lendo este artigo