Desenvolvimento

7 dez, 2017

Habilitando Intellisense para Cake no Visual Studio Code e outros editores

Publicidade

Se assim como eu, você tem usado bastante o Cake recentemente, deve ter sentido falta de suporte Intellisense quando está escrevendo scripts. É bem chato e improdutivo ter que ficar abrindo o site da API do Cake toda vez que você precisa usar um novo alias. Pensando nisso, as equipes do Cake e do Omnisharp se juntaram para tornar Intellisense possível.

Após um trabalho de meses, em várias frentes, com grande contribuição do @mholo65, o suporte ao Cake finalmente foi lançado como parte do Omnisharp.

Habilitando o Intellisense no Visual Studio Code

Como disse, o Intellisense foi disponibilizado graças ao projeto do Omnisharp, que traz o .NET para diversos editores (Atom, Emacs, Vim, etc). Neste artigo, vou focar em como ativar o suporte para o Visual Studio Code, se estiver usando outro editor, os passos são semelhantes, já que as ferramentas são agnósticas de editores. O jeito mais fácil de ativar o Intellisense no Visual Studio Code é usando duas extensões:

Com a versão 1.13+ do C# instalada, você já tem toda a infraestrutura necessária para entender scripts Cake, mas no fim das contas, ainda é trabalho do Cake expor todas as APIs disponíveis. Para isso, o Cake criou um projeto chamado Bakery (mais um belo trocadilho) que faz todo esse trabalho. A graça é que a versão 0.10.1 do plugin do Cake te ajuda a instalar o Bakery no seu projeto.

Após abrir seu projeto com script Cake, na paleta de comandos, escolha a opção “Cake: Install intellisense support”.

 

A extensão se encarregará de baixar o Bakery em seu projeto. Reinicie o Visual Studio Code e reabra o script Cake. Seu Intellisense já deve estar funcionando!

Caso tenha algum problema, o artigo no blog do Cake explica mais detalhadamente como diagnosticar problemas e instalar o Bakery manualmente.

***

Este artigo foi produzido em parceria com a Lambda3. Leia outros conteúdos no blog da empresa: blog.lambda3.com.br