Este artigo pretende ajudar os desenvolvedores que querem começar a desenvolver aplicativos mobile multiplataforma. Apresento algumas soluções que podem ser utilizadas para agilizar esse processo.
Por que desenvolver para multiplataformas?
É comum a necessidade de muitas empresas em criar aplicativos ou mesmo páginas mobile, que atendam a uma boa parte do mercado e que funcionem corretamente nas mais diversas plataformas existentes (Android, IOS, Windows Phone, BlackBerry, entre outras).
É simples pensar em um cenário em que exista a necessidade de se criar aplicativos multiplataforma.
Imagine uma empresa que precisa desenvolver uma aplicação mobile para seu público alvo. Ela não tem como ter controle sobre quais dispositivos seu público utiliza, logo precisa de um aplicativo que funcione nas mais diversas plataformas, ou pelo menos nas mais utilizadas pelo seu público.
A diversidade de modelos, plataformas e linguagens utilizadas para desenvolvimento de aplicativos móveis é grande, o que dificulta e aumenta o tempo de criação de aplicações nativas para cada plataforma. No entanto, existem bons frameworks que auxiliam essa tarefa, possibilitando aos desenvolvedores a criação de aplicativos usando as tecnologias mais comuns da web: HTML, CSS e JavaScript.
Os frameworks
Neste artigo, iremos abordar apenas dois dos mais populares frameworks que proporcionam a criação de aplicativos de alto desempenho.
Sencha Touch
Sencha touch é um framework desenvolvido pela Sencha, baseado em HTML5, CSS e Javascript, que cria aplicações web mobile muito parecidas com as nativas, e possui uma ótima documentação, muito bem organizada. Ele é baseado na arquitetura MVC, proporcionando uma forma organizada e prática para o desenvolvimento.
O Sencha Touch possui uma classe chamada device, com a qual é possível acessar algumas APIS nativas dos dispositivo, como câmera, notificação, orientação, SQLite, lista de contatos, entre outras.
Jquery Mobile
jQuery Mobile é a versão mobile do famoso framework Jquery. Com interface HTML5, ele é projetado para fazer sites e aplicativos que estão acessíveis em todos os dispositivos populares – smartphone, tablet e desktop.
Uma boa vantagem do jQuery Mobile é a facilidade para criação e personalização de temas, através do ThemeRoller, uma ferramenta online que permite a construção de temas e possibilita o download do arquivo CSS personalizado, pronto para ser utilizado em seu projeto.
Transformando sua web mobile em aplicativo nativo
Após a criação da web mobile, você poderá transformá-la em uma aplicação nativa. Existem algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo.
Importante destacar que para transformação dos aplicativos web mobile para nativos Android, iOS, BlackBary ou qualquer outra plataforma, é necessário ter instalado na maquina o SDK de cada uma delas.
O Sencha CMD é uma ferramenta de linha de comando multiplataforma desenvolvida para ser utilizada com Sencha Touch e outros frameworks da Sencha. Ele possibilita, entre outras funcionalidades, a compilação de um aplicativo mobile desenvolvido com Sencha Touch em uma aplicação nativa para Android ou IOS.
Phonegap
O Phonegap é um projeto open source que transforma aplicações web mobile em aplicativos nativos.
Com ele, é possível criar aplicativos de forma simples e rápida, acessar APIS nativas do aparelho através de uma API em JavaScript que funciona em diversos dispositivos como mostrado abaixo.
Phonegap Plugins
O Phonegap permite ainda a criação de plugins para que você tenha acesso às mais diversas funcionalidades nativas do aparelho. No entanto, a criação de plugins é algo mais complexo, já que você terá de programar nativamente para todas as plataformas em que seu aplicativo irá funcionar.
Para começar a utilizar o Phonegap em seus projetos, basta fazer o download da última versão dessa ferramenta e dar uma olhada na documentação, na qual você irá encontrar um guia passo a passo de como utilizá-la.