Primeiramente, devemos entender que existem dois tipos distintos de e-Pubs. O primeiro tipo é cross-platform; apesar da aparente complexidade, por estarmos falando de uma aplicação que será visualizada em diversos meios, esse tipo foi muito bem estruturado e possui padronização clara para os desenvolvedores de e-Readers, o que resultará em um desenvolvimento simples para quem pretende criar um e-Pub.
O segundo tipo foi desenvolvido exclusivamente para plataformas Apple, o que causa uma maior complexidade no seu desenvolvimento, porém o resultado é visualmente mais atrativo.
eBook cross-platform (Kindle, iPad e Adobe Digital Edition)
eBook exclusivo para iPad
Cross-Platform
A melhor forma para se desenvolver um eBook cross-platform é utilizando o Adobe InDesign. Dois são os motivos para se utilizar o InDesign para isso: a facilidade de se fazer a separação de capítulos e a criação da estrutura de pastas a ser interpretada pelo eReader.
Para tanto, alguns detalhes devem ser analisados, por estarmos trabalhando com suportes diferentes. Por exemplo, a diagramação não deve ser priorizada, pois cada eReader possui a sua própria diagramação. Além disso, a utilização de imagens deve ser evitada, já que o Kindle possui uma renderização baixa em relação a imagens e à ausência de cores.
Requisitos necessários:
- Adobe InDesign
- Adobe Dreamweaver, Java Eclipse ou Visual Studio;
- Compactador.
Ao iniciar o processo de criação do eBook, é necessário selecionar a categoria Book e salvar o livro. Depois de salvo (esse passo é necessário para que seja criada a estrutura de pastas e o gerenciamento dos capítulos), selecione o item document, não há necessidade de configuração, pois, como dito anteriormente, cada eReader possui sua diagramação.
Adicione os textos e as imagens (lembrando que as imagens podem não ser bem renderizadas), crie sempre os textos com a type tool e imagens em frame tool, gerenciado pelo mini-bridge. Dessa forma, a estrutura criada pelo InDesign fará com que as caixas estejam alocadas em divs.
Utilize esse método para criar todos os capítulos. Ao concluir a criação de todos os capítulos, inicie o processo de gerenciamento de índices e de ordenação dos capítulos na janela “book” que possuirá o título do livro criado no início.
Individualmente, adicione os capítulos e ordene-os da forma desejada. Após a ordenação, exporte o eBook por essa janela clicando no menu de contexto e selecione “Export to EPUB”.
Nesse ponto, é necessário rever a o posicionamento das imagens, pois, por padrão, todo ePub posiciona as imagens no final do capitulo. Porém nem sempre é esse o posicionamento desejado, para tanto devemos extrair o ePub e editar os arquivos .xhtml. O arquivo ePub nada mais é do que um arquivo zip; então renomeie a extensão para .zip (por exemplo “livro.epub” tornar-se-a “livro.zip”). Extraia os arquivos do .zip e abra a pasta OPS, todos os arquivos que foram criados por você no InDesign estão nessa pasta, como arquivos . xhtml. Abra-os no Dreamweaver ou no programa de sua preferência e edite-os para que as imagens fiquem da forma necessária.
Esse é também o momento em que deverão ser criados os links do índice. Previamente, você deve ter criado o arquivo índice no InDesign para que, neste momento, ele possa ser editado. Siga os procedimentos normais para criação de links tomando cuidado de chamar os arquivos da pasta OPS, pois, para links, os ePubs podem “se perder” e não encontrar os arquivos corretos.
Finalize o epub compactando todos os arquivos previamente extraídos como um arquivo .epub novamente.
Plataformas Apple
O grande diferencial do eBook exclusivo para plataformas Apple é a capacidade de utilizar imagens em alta resolução principalmente como plano de fundo em “fullscreen”.
Sendo assim, é grande a complexidade para se desenvolver, para facilitar que o processo realize o download do arquivo estrutura.zip. Os principais arquivos a serem editados para a criação do EPUB são:
- toc.ncx;
- content.ncx.
O arquivo “toc.ncx” é o mais simples de ser editado; atente para as tags <docTitle> e <navLabel>:
<docTitle>
<text> O Titulo do EBOOK </text>
</docTitle>
<navPoint id="content" playOrder="1">
<navLabel>
<text> Titulo do Livro </text>
</navLabel>
<content src="pagina-Que-Devera-Ser-Redirecionado-Caso-Quebre-Um-Link.xhtml" />
</navPoint>
O arquivo “content.opf” é o principal arquivo a ser editado, pois nele encontra-se toda a hierarquia de arquivos e diretórios a ser lido pelo ebook.
As tags <dc:> devem ser editadas de forma condizente com o ebook desenvolvido:
<dc:title> Titulo do Ebook </dc:title>
<dc:publisher> Nome do Editor </dc:publisher>
<dc:creator opf:role="aut"> Nome do Criador </dc:creator>
<dc:subject> Tipo da Publicação </dc:subject>
<dc:description />
<dc:rights> Direitos Autorais do Ebook </dc:rights>
<dc:identifier id="BookID"> ID do Ebook</dc:identifier>
<dc:language> Lingua da Publicação </dc:language>
Após a Tag <manifest>, temos os itens hierárquicos de suplemento, conteúdo e imagens:
<item id=" ID da página requisitada " href="Nome do arquivo.xhtml" media-type="application/xhtml+xml" />
<item id="ID da página de Copyright" href="Nome da página de Copyrights.xhtml" media-type="application/xhtml+xml" />
<item id="Id da Capa" href="Nome do arquivo da capa.xhtml" media-type="application/xhtml+xml" />
O tamanho das imagens deve ser de exatamente 1266 x 1580px em 72dpi para as páginas internas e de 1262 x 1580px em 72dpi para a capa.
<item id="ID da Imagem" href="Caminho físico da imagem" media-type="image/jpeg" />
<item id="ID da imagem de copyright" href="images/copyrights.jpg" media-type="image/jpeg" />
<item id="ID da imagem da capa" href="images/capa.jpg" media-type="image/jpeg" />
A tag <spine toc=”ncx”> contém a indexação dos arquivos para o ebook. É neste momento que se deve seguir a ordem que será visualizada pelo usuário.
<itemref idref="Id da Capa" />
<itemref idref="página em branco*" />
<itemref idref="ID da página de Copyright" />
<itemref idref="ID da primeira página a ser visualizada" />
Obs: caso exista uma página em branco no ebook, deve-se criar uma página contendo uma imagem branca e especificar como nos casos em que imagens com conteúdo devem ser registrados.
A tag <guide> faz referência ao conteúdo visualizado no iTunes.
<reference type="cover" title="Cover" href="arquivo da capa.xhtml" />
<reference type="copyright-page" title="Copyrights" href="arquivo de copyrights.xhtml" />
<reference type="text" title="Nome do Ebook" href="o mesmo arquivo referenciado na tag manifest" />
Para finalizar o e-Pub, realize o mesmo procedimento do ePub Cross-Platform.