Desenvolvimento

2 mai, 2011

Conheça o novo Extjs 4

Publicidade

Em 2008 produzi alguns artigos sobre o EXTJS, naquela época estava na versão 2.0. Após 3 anos, muitas alterações foram realizadas nessa biblioteca, tanto na parte conceitual, quanto no código e licença. Felizmente tudo mudou para melhor, e mesmo que algumas pessoas tenham reclamado em relação a sua licença, acredito que é mais do que justo cobrar por um bom framework.

O que é EXTJS?

É uma framework JavaScript contendo dezenas de recursos para o desenvolvimento de aplicações web. Para ver o que o EXTJS é capaz de fazer, veja os exemplos de extjs. Você também pode reler o artigo sobre EXTJS de 2008: O que é extjs?

Sobre as licenças

O Extjs dividiu a sua licença em duas “frentes”. A primeira delas é a versão comercial, com suporte e acesso direto (via svn) ao código fonte, com a possibilidade de realizar atualizações no framework quase que diariamente. Esta versão comercial é, obviamente, para a construção de aplicações comerciais com ext. A versão mais barata, sem suportem fica em 329 dólares.

A versão “grátis” obedece a licença GPLv3, cujo o item mais importante é que você deve disponibilizar o código fonte de sua aplicação. Ou seja, se vai criar uma aplicação utilizando o Extjs “gratuito”, deverá usar a licença GPLv3 também. Você até pode cobrar pelo seu software, mas terá que disponibilizar o código fonte de forma gratuita. Com isso, a venda da sua aplicação vai depender da boa vontade do cliente, de querer pagar por ela ou não.

Você pode usar todo o Extjs para aprender e para criar a sua aplicação, desde que não cobre por ela. Quando a aplicação estiver pronta, você decide em comprar uma licença e vender livremente a sua app ou então disponibilizá-la de forma open source e cobrar por um eventual suporte ou doação.

Para saber mais sobre licenças, veja:

Instalação

A instalação segue o mesmo padrão que foi visto no artigo de 2008,mas  com pequenas mudanças. A principal novidade do novo EXTJS é o suporte a manipulação dados através do servidor, contendo novas metodologias como o padrão “DIRECT” e a implementação do modelo MVC.

Para que possamos instalar o EXTJS e ver todos os exemplos funcionando perfeitamente, é preciso “rodar” o extjs em um servidor web com PHP. A melhor forma de instalar um servidor web php é através do WAMP Server (Windows). Você também pode usar o MAMP (MAC) ou LAMP (Linux), mas vamos nos concentrar no Windows, ok?

Acesse o www.wampserver.com/en/download.php e depois clique em “Download Wamp X.X”, onde X é a última versão. Após baixar o WAMP, instale-o, seguindo o padrão Windows “next, next, next, finish”.

Com o WAMP instalado, você poderá acessar o item “Start Wamp” no menu iniciar, e depois acessar no navegador a seguinte página: http://localhost/

Ao acessar o localhost, verá uma página padrão do Wamp Server. Esta página padrão está localizada em “c:wampwwwindex.php” e chamamos a pasta “c:wampwww” de “document root”. Quando criamos uma pasta, por exemplo “c:wampwwwfoo”, podemos acessar o endereço “http://localhost/foo”.

Com o WAMP Server funcionando, podemos partir para a instalação do EXTJS. Acesse o http://www.sencha.com/products/extjs/download/ e faça o download da versão EXT JS 4 GPL. O download do arquivo ext-4.X.X.zip começa, onde é a versão do ext. Após o download, descompacte o arquivo zip e copie a pasta “ext-4.0.0” para c:wampwww.

Após copiar a pasta, acesse http://localhost/ext-4.0.0 para ver a tela de entrada do EXTJS, conforme a figura a seguir.

Repare que estamos usando a versão 4.0.0, mas para você a versão pode ser mais nova, então fique atento quanto à versão e o nome da pasta. Ao acessar a página de entrada, clique em “View the examples” para ter acesso a todos os exemplos diretamente em seu computador. O link “API Docs” contém bastante conteúdo também, vale a pena uma visita.

Até a próxima!