Na última semana aconteceu na ExpoMinas — centro de exposições localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais — um dos maiores eventos de tecnologia do país, a Campus Party. Em parceria com o iMasters e as comunidades de desenvolvedores, foi oferecido o espaço Workshop Coders, local focado no público que trabalha e se interessa por desenvolvimento de software. Dentro deste espaço, foram realizados mais de dez workshops de alto nível durante o evento. Dentro dos temas tratados, foi falado de tudo um pouco: Android, chatbot, IoT (internet das coisas), desenvolvimento React e muito mais!
Confira abaixo um pouco do que rolou em cada apresentação.
Monitorando os Recursos e Processos do Servidor através do Power BI
Apresentado por: Sulamita Dantas (@suladantas)
A Sulamita Dantas — Conselheira Fiscal da ONG MTAC e Co-Líder Local Group SQL BH — fez a abertura dos workshops com sua apresentação sobre Power BI. De modo geral, a palestra abordou sobre o monitoramento dos recursos e processos físicos do servidor através da ferramenta de visualização de dados Power BI. Foi mostrado como configurar o perfmon (ferramenta gratuita do Windows que tem o objetivo de monitorar, através de seus contadores, recursos e processos do servidor) e a rotina de Relog (outra ferramenta do Windows que busca as informações realizadas pelos contadores do perfmon e os importa para o SQL Server) para montar dashboards para acompanhamento de dados como:
- Desempenho da CPU
- Quantidade de memória
- Entre outros recursos específicos do SQL Server
O material da apresentação está disponível aqui.
Simplificando IoT com Node-RED
Apresentado por: Diego Rodrigues Teles (@DiihTelles)
Logo após a excelente apresentação da Sulamita, foi a vez do Diego Telles — desenvolvedor e líder das comunidades THT, Nerdzão, NodeRedBr, AngularSP, VimSP — falar sobre IoT (internet das coisas). Diego apresentou a ferramenta Node-RED e a utilizou para ajudar os congressistas a entenderem o conceito de internet das coisas junto a plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, o Arduino. Ele mostrou como integrar sensores e atuadores dentro do Node-RED e fazê-los funcionar na placa. Além disso, também foi criado na prática, de forma bem simples, um chatbot integrado com o Telegram.
A apresentação está disponível aqui.
Como criar uma rede social com o WordPress
Apresentado por: Reinaldo Silotto (@tek_zoom)
Em seguida foi a vez do Reinaldo Silotto, Community Manager no iMasters e dono do TekZoom (portal web com informações e dicas sobre desenvolvimento, criação de aplicativos e muito mais), assumir o microfone. Silotto falou sobre a plataforma WordPress e como utilizá-la para criar uma rede social completa, com suporte a perfil, amigos, mural, notificações e muito mais. Os congressistas passaram por todas as etapas do desenvolvimento da rede social:
- Download e instalação do WordPress e o servidor local (XAMPP)
- Configuração da plataforma e do banco de dados
- Download e configuração do BuddyPress
A apresentação está disponível aqui.
Parallel Processing With Daemons in PHP
Apresentado por: Lucas Mendes (@devsdmf)
Depois foi a vez do Lucas Mendes, arquiteto de software na Nuvem Shop (Tienda Nube), mostrar como fazer processamento paralelo com o PHP. Processar grandes volumes de dados pode ser uma tarefa complexa quando pensamos em gerenciamento de recursos disponíveis e para resolver esses problemas muitas vezes precisamos de assincronismo e programação paralela. Para tratar isso, Lucas mostrou como criar daemons e distribuir o processamento de grandes volumes de dados usando o PHP puro, tudo ao vivo.
A apresentação está disponível aqui.
Introdução ao Desenvolvimento com React
Apresentado por: Diego Martins de Pinho (@DiegoPinho)
Para finalizar a sequência de workshops do primeiro dia, Diego Pinho — também Community Manager no iMasters e fundador da Code Prestige, escola de programação à distância — falou sobre desenvolvimento de aplicações web com o React, biblioteca criada e mantida pelo time de engenheiros do Facebook. Focada totalmente em iniciantes, a palestra começou com uma breve introdução teórica e logo em seguida passou por todas as etapas do desenvolvimento:
- Instalação do Node e o npm
- Instalação do Create-React-App (pacote usado para montar aplicação)
- Criação dos componentes
A apresentação está disponível aqui.
Aprenda a fazer um Beatbox com Android
Apresentado por: Emanuelle Menali (LinkedIn)
O segunda dia se iniciou com o workshop da Emanuelle Menali, formada em Sistemas de Informação e desenvolvedora Android na Concrete. Emanuelle propôs aos congressistas montar uma simples aplicação de Beatbox para o sistema Android. Ela também passou por todas as etapas necessárias, desde o download da ferramenta (Android Studio) até sua configuração e codificação.
O material da apresentação está disponível aqui.
Data Analysis com VBA
Apresentado por: Viviane Martins (@vbanaveia)
Depois do Beatbox com o Android, foi vez da Viviane Martins, organizadora do portal e canal VBA na Veia e Security Consultant na IBM, subir ao palco. Viviane nos deu um gostinho do que é possível fazer unicamente utilizando o Excel como ferramenta. Foram uma série de pequenos experimentos práticos, do básico até o mais avançado. Viviane mostrou que não existe segredo no Excel e que ele é bem mais poderoso do que parece.
O material da apresentação está disponível aqui.
Construindo seu primeiro Chatbot
Apresentado por: Cristina Luz (@desprograme)
Muita gente acredita que Chatbots são complexos e complicados de se fazer, mas Cristina Luz — desenvolvedora fullstack e criadora do Desprograme – mostrou que isso não é necessariamente verdade. Cristina mostrou como utilizar o Chatfuel, plataforma gratuita que permite criar um chatbot integrado ao Facebook em pouquíssimos minutos. Junto com a participação dos congressistas, Cristina mostrou como configurar a aplicação e montou um chatbot para um restaurante.
O material da apresentação está disponível aqui.
Desenvolvimento de aplicações móveis de forma tradicional
Apresentado por: Albert Tanure (@alberttanure)
Depois dos chatbots, foi a vez de voltar ao mundo mobile com a apresentação do Albert Tanure, arquiteto de software com mais de 12 anos de experiência e fundador do Code FC. Albert falou bastante sobre o Xamarin, o padrão MVVM e enfim sobre o MVVM Cross, framework que permite aos desenvolvedores criar aplicativos para Android, IOS e Universal Windows Apps que utilizam o pattern MVVM. Ele mostrou rapidamente os pontos positivos e negativos da abordagem e partiu para uma apresentação prática com código.
O material da apresentação está disponível aqui.
Mantendo seu ambiente Cloud e On premises Seguro
Apresentado por: Osanam Giordane da Costa Junior (@osanamgcj)
A última palestra do segundo dia ficou por conta do Osanam Giordane, Microsoft MVP especialista em virtualização e Cloud Infrastructure. Em sua palestra, Osanam focou bastante no aspecto da segurança. Ele comentou sobre os problemas mais comuns e então partiu para uma abordagem prática. Em sua demonstração, mostrou como utilizar o produto da Azure e seu módulo de segurança.
O material da apresentação está disponível aqui.
Trabalho Remoto – Tudo o que você sempre quis saber
Apresentado por: Junior Grossi e Lucas Mezêncio (@junior_grossi)
No terceiro dia de evento, tivemos somente um workshop sobre trabalho remoto apresentado pela dupla Junior Grossi e Lucas Mezêncio. Ambos comentaram sobre os principais passos para se conseguir um trabalho remoto e quais os pontos positivos e negativos. Eles usaram sua experiência para dar dicas para quem deseja conseguir um emprego assim no futuro.
O material da apresentação está disponível aqui.
Conclusão
Este foi só um pedaço do que rolou na área de eventos da ExpoMinas. O espaço Workshop Coders tentou trazer um pouco de assuntos técnicos sobre desenvolvimento de software para os participantes. Todas as palestras tiveram alta adesão e foi um completo sucesso. Nas próximas edições da Campus Party tem mais!