Desenvolvimento

3 out, 2018

Automatização da alteração da Data de Status do Project usando VBA

100 visualizações
Publicidade

Existem tarefas rotineiras que seriam melhor que uma máquina as fizesse. Tarefas repetitivas que geram pouco ou nenhum valor no dia a dia. Uma dessas tarefas é a atualização da Data Status do Microsoft Project, uma das ferramentas de gestão de projetos mais usadas no mercado.

Todo mês há aquela famosa reunião de resultados: os gerentes e diretores se reúnem para discutir sobre os indicadores da empresa. Mensalmente é feito um relatório que serve de base para a reunião, e nesse relatório os dados extraídos do Project se tornam informações e indicadores.

Como é um relatório mensal, é necessário ter uma data limite de análise. Convencionamos então que todo último dia do mês é a data limite de análise. Por exemplo, se forem avaliados os dados referentes ao mês de julho, a data de status ou data limite é o dia 31/07.

O impacto que a Data de Status tem é muito relevante, pois impõe uma data limite de analise, e isso interfere no Progresso, no Valor Agregado, no CPI, SPI, etc.

Segundo a Microsoft, Data de Status é:

“O Microsoft Office Project usa a data de status para exibir o andamento por linhas de andamento, inclusive informações sobre o andamento e não divisão em fases (como porcentagem concluída) em um projeto, ou para calcular os totais de valor acumulado. A data de status é igual à data atual (data de hoje), a menos que você especifique uma data de status diferente. Também é possível usar a data de status para determinar onde colocar o trabalho real e o trabalho restante no cronograma ao inserir informações sobre o andamento”.

“Geralmente você relata o andamento de um projeto em um dia definido por você — a data de status, como se diz no jargão do gerenciamento de projetos. Por exemplo, se quiser relatar os valores das vendas do último mês, defina a data de status como sendo o último dia desse mês. Ou então, se o prazo dos relatórios de andamento é sexta-feira, mas eles foram entregues depois da hora, era bom definir a data de status como sendo a sexta-feira antes de relatar as informações de andamento”.

Para alterar a Data de Status do Project é simples. Basta abrir o cronograma, fazer CheckOut pra você, depois ir em Projetos, Data de Status. Após isso basta publicar o projeto, fazer o check-in e fechar o cronograma.

Simples, né? Mas se torna extremamente maçante quando é necessário fazer isso mensalmente para 20, 30 cronogramas. Entrar em um por um e fazer isso, e ao final da retirada dos indicadores voltar a colocar ND na data para que use a data corrente na Data de Status.

É aí que entra a automatização com o VBA!

Eu criei, basicamente, três métodos no VBA que leem os nomes dos projetos de uma planilha de Excel e verifica se ainda estão ativos. Caso o projeto esteja ativo, passo o nome do projeto e o valor da Data Status que quero avaliar num outro método, que por fim realiza o processo de atualização.

Se VBA, métodos, parâmetros, for algo obscuro pra você, sugiro que dê uma olhada em minicursos e apostilas de programação em VBA ou envie um e-mail pra mim – terei o maior prazer em te ajudar. Você pode ter certeza que aprender VBA será um diferencial na carreira de gestão de projetos.

VBA é uma sigla para “Virtual Basic for Applications” e, de forma resumida, permite que o usuário aplique alguns recursos de programação em documentos do Microsoft Office.

Certo, vamos aos métodos!

Essa é a interface do VBA.

Método AtualizaDataSatus

Nesse método eu abro uma planilha que tem os nomes dos projetos, percorro eles um por um e avalio se ele está ativo. Caso esteja, chamo então o método dataStatus e passo como parâmetro o nome do projeto e o valor da Data de Status. Depois do outro método rolar, eu armazeno na planilha o valor “1” para ter o controle dos projetos que foram atualizados, fecho a planilha e a salvo.

No início do método eu chamo a função Limpar, que realiza a limpeza da coluna na qual eu gerencio quais cronogramas já foram atualizados.

Método dataSatus

É nesse método que tudo acontece. Ele recebe o nome do projeto e a Data de Status. Ele também valida se o projeto já está aberto. Caso esteja, não faz nada, e caso o projeto esteja fechado, ele o abre, realiza o CheckOut, altera a Data de Status, realiza a publicação, o salva, realiza o CheckIn e o fecha.

O outro método, como realiza apenas a limpeza de uma coluna do Excel, não irei descrever aqui.

Com esses métodos é possível realizar a automatização do processo. Para se ter uma ideia, o processo que demorava um pouco mais de uma hora, agora é realizado em poucos minutos.

Para executar, é necessário selecionar o método AtualizaDataSatus, alterar a Data Status e mandar rodar o programa.

Obrigado por chegar aqui e até mais!

Fontes