Data

4 fev, 2011

Utilizando a função maps do Reporting Services

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O SQL Server Reporting Services fornece uma ampla gama de
ferramentas e serviços prontos para uso, para ajudá-lo a criar,
implantar e gerenciar relatórios para a sua organização, além de
recursos de programação que lhe permitem estender e personalizar suas
funções de relatório.

O Reporting Services é uma plataforma de relatório baseada
em servidor que fornece funcionalidade abrangente de relatórios para
várias fontes de dados. O Reporting Services inclui um conjunto completo
de ferramentas para criar, gerenciar e fornecer relatórios, e APIs que
permitem que os desenvolvedores integrem ou estendam o processamento de
dados e relatórios em aplicativos personalizados. As ferramentas do
Reporting Services funcionam dentro do ambiente do Microsoft Visual
Studio e estão totalmente integradas com as ferramentas e componentes do
SQL Server.

O Reporting Services 2008 veio com uma novidade, que são os maps (mapas). No artigo de hoje, veremos mostrar como fazer um relatório simples utilizando os maps. Os maps disponíveis no RS são dos EUA, e são eles que vamos utilizar como exemplo.

Vamos lá. Acesse o SQL Server Business Intelligence Development Studio e crie um projeto Reporting Services.

A partir daí, o primeiro passo é criar uma conexão com a base de dados AdventureWorks, que vamos utilizar para criar o exemplo. Com a conexão pronta, clique no botão direito do mouse em Reports (na Soluction Explorer) e a tela de “Welcome to the Report Wizard” será exibida.

Clique em next e, na próxima tela, em “Shared data source”, escolha a conexão que você criou no passo anterior. Clique em next e, na tela seguinte, crie a query que utilizaremos para nosso relatório, que está abaixo.

select COUNT(a.AddressID) as quantidade,

sp.StateProvinceCode,

sp.Name

from AdventureWorks.Person.CountryRegion cr inner join

AdventureWorks.Person.StateProvince sp on sp.CountryRegionCode = cr.CountryRegionCode inner join

AdventureWorks.Person.Address a on a.StateProvinceID = sp.StateProvinceID

where cr.CountryRegionCode = 'US'

group by sp.StateProvinceCode,

sp.Name

Essa consulta retorna a quantidade de contatos por Estado. Clique em next  e, em “select the report type”, selecione Tabular e clique em next.

Em Design the Table coloque as três colunas em Details, clique em next na tela seguinte e escolha um estilo para o relatório. Para finalizar, coloque um nome no seu relatório.

O desing do relatório é exibido conforme criamos. Clique na guia preview para visualizar o relatório, que deve se parecer como a imagem abaixo.

Agora, vamos criar nosso mapa baseado nesse relatório, volta a guia Design e clique com o botão direito na tela e selecione Insert >> Map. A tela New Map Layer será exibida. Aqui escolhermos qual mapa vamos utilizar. Selecione USA by State e clique em Next.

Na tela seguinte, podemos escolher a melhor forma de exibir o design do mapa, como a posição no layout e o zoom. Selecione a forma que você gostar e clique em Next.

Agora devemos escolher o mapa que vamos visualizar. No nosso caso, selecione Color Analytical Map, que é um mapa baseado em informações da base de dados.

Devemos agora selecionar a fonte de dados, no caso a query que criamos; selecione a query e clique em next.

Agora vamos selecionar a coluna da nossa query que contém a descrição dos estados.

Em Match Fields, selecione STATENAME e, em Analytical Dataset Fields, selecione Name.

Para finalizar, vamos escolher as cores do nosso mapa e os dados que serão visualizados.

Em field to visualize, selecione “Sum(Quantidade)”. Essa é a informação que estará na legenda e que definirá as cores do relatório.

Marque Display labels e, em Data Field, escolha #STUSPS, essa é a informação que irá aparecer no mapa. As configurações devem ficar iguais à imagem abaixo:

Clique em Finish. Selecione a guia preview e visualize o mapa. Veja na imagem abaixo:

Espero que tenham gostado e até a próxima.