O VS Code (Visual Studio Code) é uma ferramenta fantástica. Sendo um fã ou não da Microsoft (principalmente após a polêmica compra do GitHub) e suas tecnologias (há ainda aqueles que detestam de coração o Windows) é inegável que o editor de código da empresa é muito bem feito e tem conquistado milhares de fãs ao redor do globo.
Desde as mais de 400 configurações nativas que podem ser modificadas ao gosto do usuário; até a possibilidade de expansão através de extensões, o VS Code cai nas graças de (quase) todos por atender os mais diversos requisitos dos mais diversos públicos.
Graças a essa possibilidade de ser extensível, muitas características legais são inseridas na ferramenta pela própria comunidade. Hoje quero falar de uma delas, a CosmosDB.
Em resumo, essa extensão nos permite acessar bancos de dados relacionais ou não, através da própria interface do VS Code. É ideal para utilizarmos em ambientes de desenvolvimento para acelerar o fluxo de implementação.
Instalando a extensão
Como já comentei, essa ferramenta é uma extensão desenvolvida para o VS Code, que é de código aberto e está hospedada no GitHub. Além de atuar em bancos do tipo MongoDB, também conseguimos utilizá-los em conjunto aos serviços da Azure (como o próprio CosmosDB) e para outros serviços.
O primeiro passo será instalar ele dentro do VS Code. Para isso, basta procurar por “Cosmos DB” na barra de busca de extensões da ferramenta. A primeira opção é a correta; selecione e a instale. Feito isso, não se esqueça de reiniciar o seu VS Code para que tudo seja carregado corretamente.

Se tudo ocorrer como esperado, um novo ícone irá aparecer na barra à esquerda do VS Code. É neste ícone que conseguiremos utilizar a nova ferramenta.

Configurando a extensão
Com tudo instalado, agora precisamos conceder acesso ao nosso banco para que o VS Code consiga acessá-lo. Para isso, entre no menu da ferramenta e clique no ícone verde que parece uma pequena tomada. Ao fazer isso, ele pedirá por qual tipo de banco você quer acessar. Selecione MongoDB.

Agora precisamos prover a url de acesso ao nosso banco. Para exemplificar o uso, criei um banco no mLab chamado vscode-curso com o usuário admin e senha admin123. A url criada foi essa: mongodb://admin:admin123@ds141611.mlab.com:41611/vscode-curso
A que você terá será muito semelhante. Se o banco estiver instalado na sua máquina, utilize o localhost.

Se tudo ocorrer como esperado, você conseguirá ver o seu banco na opção “Attached Database Accounts”. A partir deste ponto, será possível acessar todas as coleções e seus respectivos documentos. como no exemplo a seguir:

Além de conseguir visualizar os dados, podemos alterá-lo no próprio editor que as mudanças serão enviadas para o banco. Também podemos criar novos documentos e coleções apenas com o clique direito do mouse. Bem prático, não?
Quer mais dicas ninjas sobre o VS Code? Dê uma olhada no nosso recém-lançado curso:
Conclusão
Há mais de mil e uma ferramentas interessantes disponíveis no VS Code. Cabe a cada profissional escolher aquelas que melhor se adequam ao seu fluxo de trabalho. Para ambientes de desenvolvimento, o Cosmos DB é excelente. Além de ser leve e rápida, nos fornece uma maneira de interagir com o banco sem a necessidade de outro software.