Cloud Computing

9 nov, 2011

Gestão em virtualização de servidores

Publicidade

Não é preciso mais tecer muitos comentários sobre a importância da virtualização para a computação. Porém, com a popularização do conceito e da aplicação, surgem necessidades para melhor gestão desse tipo desse serviço em ambientes de TI. A virtualização é a grande responsável para a Computação na Nuvem como base da solução.

Diversas são as possibilidades de soluções no mercado para virtualização, indo de software livre a soluções comerciais, como Xen, KVM e VirtualBox dentre as de software livre, e Hyper-V, Windows Azure e VMWare para soluções comerciais. Em todas elas a funcionalidade básica de prover diversas máquinas virtuais é oferecida.

Mas de nada adianta tantas facilidades e inúmeras opções para virtualização sem uma solução eficiente de gestão dessa ferramenta. No Hyper-V, por exemplo, essa solução é oferecida através de uma única interface com suporte a gerência de plataforma física, sistema operacional e aplicação, com segurança garantida e suporte a máquinas Linux e Windows.

Um dos grandes diferenciais do Hyper-V para outras soluções como, por exemplo, o VMWare, se dá na arquitetura do sistema. O VMWare atua desde o nível de sistema operacional até aplicação com suporte a gerência das máquinas virtuais à aplicações, porém enfrenta grandes problemas com compatibilidades de versão. No Hyper-V o funcionamento é incorporado ao Windows Server chegando até ao nível de gerência de aplicação, um grande diferencial da solução, graças a família System Cetner que fornece todos esse recursos.

Quer saber mais sobre virtualização? Leia este artigo, voltado para soluções para pequenas empresas, e este, que traz algumas habilidades fundamentais necessárias ao especialistas.

Se interessou pela plataforma do Hyper-V? Saiba mais aqui e aqui.

Faça acontecer com a virtualização! Clique aqui e entenda melhor.