Cisco

23 nov, 2007

Como Detectar e Solucionar problemas de Voz em Roteadores Cisco

Publicidade

Para detectar a causa ou origem dos problemas de voz é preciso ter uma boa experiência e alguns comandos e debugs que podem auxiliar nesta busca. Além de algumas tabelas de informações como “disconnect cause” e Seqüência de chamada do R2 Digital, que estarão neste capítulo.

A seqüência de um troubleshooting deve ser iniciada com a sinalização local. Pode ser verificada a sinalização local dos dois sites envolvidos, antes de começar a verificar a sinalização de rede e finalmente verificar as chamadas ponto a ponto.

Comandos para verificar status e sinalização local

Além de alguns comandos que podemos utilizar para verificar a Sinalização Local, podemos também usar o Loop interno para tentar isolar o problema.

É importante verificar se o cabeamento que está sendo utilizado está correto, levando em conta o tipo de cabo e a pinagem correta. Agora vamos ver alguns comandos que nos auxiliam na descoberta de problemas.

Show version

Este comando é utilizado para verificar se as placas de voz foram reconhecidas devido ao software que está sendo utilizado.

router # sh ver

cisco 1751 (MPC860P) processor (revision 0x200) with 55706K/9830K bytes

processor board ID JAD063401XB (868143625), with hardware revision 0000

MPC860P processor: part number 5, mask 2

Bridging software.

X.25 software, Version 3.0.0.

1 FastEthernet/IEEE 802.3 interface(s)

1 Serial(sync/async) network interface(s)

2 Voice FXS interface(s)

32K bytes of non-volatile configuration memory.

32768K bytes of processor board System flash (Read/Write)

Show diagnostic

Este comando é utilizado para verificar se o equipamento reconheceu as placas PVDM de forma correta e se os DSPs estão disponíveis.

Router# show diag

Slot 0:

C1760 1FE VE 4SLOT DV Mainboard Port adapter, 9 ports

Packet Voice DSP Module Slot 0:

Hardware Revision : 2.2

Part Number : 73-3815-01

Board Revision : A0

Deviation Number : 0-0

Fab Version : 02

PCB Serial Number : ICP0339007X

RMA Test History : 00

RMA Number : 0-0-0-0

RMA History : 00

Processor type : 02

Number of DSP’s : 2

Type of DSP : TMS320C549

EEPROM format version 4

EEPROM contents (hex):

0x00: 04 FF 40 01 5B 41 02 02 82 49 0E E7 01 42 41 30

0x10: 80 00 00 00 00 02 02 C1 8B 49 43 50 30 33 33 39

0x20: 30 30 37 58 03 00 81 00 00 00 00 04 00 09 02 FF

Show voice dsp

Mostra algumas características e status das DSPs, e como estão associadas com as portas e quais são os cabeçalhos que utilizam.

Router# show voice dsp

Show voice port

Mostra detalhadamente todas as configurações, inclusive as default de uma porta de voz específica, dizendo o tipo da interface e seu status. Este comando tem algumas diferenças de acordo com o tipo da interface.

Router# show voice port 3/0

Foreign Exchange Station 3/0 Slot is 0, Sub-unit is 3, Port is 0

Type of VoicePort is FXS

Operation State is DORMANT

Administrative State is UP

No Interface Down Failure

Description is not set

Noise Regeneration is enabled

Non Linear Processing is enabled

Non Linear Mute is disabled

Non Linear Threshold is -21 dB

Music On Hold Threshold is Set to -38 dBm

In Gain is Set to 10 dB

Out Attenuation is Set to 3 dB

Echo Cancellation is enabled

Echo Cancellation NLP mute is disabled

Echo Cancellation NLP threshold is -21 dB

Echo Cancel Coverage is set to 8 ms

Playout-delay Mode is set to default

Playout-delay Nominal is set to 60 ms

Playout-delay Maximum is set to 200 ms

Playout-delay Minimum mode is set to default, value 40 ms

Playout-delay Fax is set to 300 ms

Connection Mode is normal

Connection Number is not set

Initial Time Out is set to 2 s

Interdigit Time Out is set to 3 s

Call Disconnect Time Out is set to 60 s

Ringing Time Out is set to 180 s

Wait Release Time Out is set to 30 s

Companding Type is u-law

Region Tone is set for BR

Analog Info Follows:

Currently processing none

Maintenance Mode Set to None (not in mtc mode)

Number of signaling protocol errors are 0

Impedance is set to 600r Ohm

Station name None, Station number None

Translation profile (Incoming):

Translation profile (Outgoing):

Voice card specific Info Follows:

Signal Type is loopStart

Ring Frequency is 25 Hz

Hook Status is On Hook

Ring Active Status is inactive

Ring Ground Status is inactive

Tip Ground Status is inactive

Digit Duration Timing is set to 100 ms

InterDigit Duration Timing is set to 100 ms

Disconnect acknowledge

Ring Cadence is defined by CPTone Selection

Ring Cadence are [10 40] * 100 msec

Ringer Equivalence Number is set to 1

Show voice port sumary

Mostra de forma resumida o status de todas as portas de voz.

Router# show voice port summary

Show voice call sumary

Mostra de forma resumida o status das chamadas que estão ocorrendo no momento em que se dá o comando. Mostra o Cabeçalho utilizado, se VAD está ativado ou não e o status VPM e VTSP.

router# show voice call sumary

Show controller E1

Mostra status e características configuradas no controller E1. É sempre bom verificar erros e slips para verificar se o aterramento está OK!

Router# show controller e1 3/0

E1 3/0 is up.

Applique type is Channelized E1 – balanced

No alarms detected.

alarm-trigger is not set

Version info Firmware: 20011015, FPGA: 11

Framing is NO-CRC4, Line Code is HDB3, Clock Source is Line.

Data in current interval (300 seconds elapsed):

0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations

0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins

0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs

Total Data (last 24 hours)

0 Line Code Violations, 0 Path Code Violations,

0 Slip Secs, 0 Fr Loss Secs, 0 Line Err Secs, 0 Degraded Mins,

0 Errored Secs, 0 Bursty Err Secs, 0 Severely Err Secs, 0 Unavail Secs

Comandos para verificar status e sinalização de Rede

Depois de verificada a sinalização Local, pode-se iniciar a verificar a sinalização de rede, e para isso precisamos verificar os Dial-peers de saída se estão configurados corretamente e se as interfaces de dados assumiram os valores configurados.

O primeiro teste a ser feito é o de conectividade, onde que pode nos ajudar é o velho e bom PING.

Router# ping 10.10.10.1

Type escape sequence to abort.

Sending 5, 100-byte ICMP Echos to 10.10.10.1, timeout is 2 seconds:

!!!!!

Success rate is 100 percent (5/5), round-trip min/avg/max = 102/122/146 ms

Lembrando sempre que o ideal para voz é que o tempo não ultrapasse 300ms ( o que quer dizer 150ms para ir e 150ms para voltar). A partir deste tempo a qualidade de voz deve ser afetada.

Show dial-peer voice

Mostra todas as informações do dial-peer, inclusive as características default que não aparecem quando se dá o “show running-config”.

Router# show dial-peer voice 1

VoiceOverFRPeer1

information type = voice,

description = `’,

tag = 1, destination-pattern = `.T’,

answer-address = `’, preference=0,

CLID Restriction = None

CLID Network Number = `’

CLID Second Number sent

source carrier-id = `’, target carrier-id = `’,

source trunk-group-label = `’, target trunk-group-label = `’,

numbering Type = `unknown’

group = 1, Admin state is up, Operation state is up,

incoming called-number = `’, connections/maximum = 0/unlimited,

DTMF Relay = disabled,

modem transport = system,

huntstop = disabled,

in bound application associated: ‘DEFAULT’

out bound application associated: ”

dnis-map =

permission :both

incoming COR list:maximum capability

outgoing COR list:minimum requirement

Translation profile (Incoming):

Translation profile (Outgoing):

incoming call blocking:

translation-profile = `’

disconnect-cause = `no-service’

type = vofr, session-target = `Serial0/0 259′,

called number = `’,

session-protocol = cisco-switched,

fax-rate = voice, payload size = 30 bytes

fax NSF = 0xAD0051 (default)

codec = g729r8, payload size = 30 bytes,

signaling-type = cas,

VAD = enabled,

Voice Sequence Numbers = disabled,

voice class perm tag = `’

Time elapsed since last clearing of voice call statistics never

Connect Time = 2497547, Charged Units = 0,

Successful Calls = 28, Failed Calls = 9, Incomplete Calls = 4

Accepted Calls = 25, Refused Calls = 3,

Last Disconnect Cause is “10 “,

Last Disconnect Text is “normal call clearing (16)”,

Last Setup Time = 52946251.

Show dial-peer voice sumary

Mostra de forma resumida as principais informações do Dial-peer, inclusive o status.

Router # show dial-peer voice sumary

Show frame-relay pvc

Mostra os PVCs ativos e não ativos e como estão sendo utilizados no roteador.

Router# show frame-relay pvc

PVC Statistics for interface Serial2/0 (Frame Relay DTE)

DLCI = 32, DLCI USAGE = LOCAL, PVC STATUS = ACTIVE, INTERFACE = Serial2/0.1

Show frame-relay pvc n°

Mostra especificamente um PVC e é possível verificar se o QoS está ativado e está configurado de forma correta, mostra inclusive encapsulamento VoFr, fragmentação estc.

Router# show frame-relay pvc 240

PVC Statistics for interface Serial2/0 (Frame Relay DTE)

DLCI = 240, DLCI USAGE = LOCAL, PVC STATUS = ACTIVE, INTERFACE = Serial2/0.2

Show policy-map interface

Mostra o policy aplicado na interface de saída de voz, os pacotes que foram marcados e qual a banda que estão utilizando.

Router# show policy-map interface Serial0/0.1: DLCI 100 –

Service-policy output: SAIDA

Class-map: VOZ (match-all)

12920703 packets, 830110338 bytes

30 second offered rate 62000 bps, drop rate 0 bps

Match: ip dscp ef

Queueing

Strict Priority

Output Queue: Conversation 24

Bandwidth 45 (kbps) Burst 1125 (Bytes)

(pkts matched/bytes matched) 12920705/828402940

(total drops/bytes drops) 0/0

QoS Set

dscp ef

Packets marked 12920705

Class-map: class-default (match-any)

4383962 packets, 1414479087 bytes

30 second offered rate 6000 bps, drop rate 0 bps

Match: any

Queueing

Output Queue: Conversation 25

Bandwidth 83 (kbps) Max Threshold 64 (packets)

(pkts matched/bytes matched) 4383997/1414479973

(depth/total drops/no-buffer drops) 1/259/0

Show gatekeeper endpoint

Comando utilizado no gatekeeper, mostra todos os gateways que estão associados a este gatekeeper.

Raleigh3640A# show gatekeeper endpoint

Show gatekeeper gw

Comando utilizado no gatekeeper, mostra todos os prefixos registrados no gatekeeper e seus respectivos destinos.

SanJose3640A# show gatekeeper gw

GATEWAY TYPE PREFIX TABLE

=========================

Prefix: 919#*

Prefix: 408#*

Zone SJgk1 master gateway list:

172.16.110.2:1720 SJ5300A

Comandos para verificar status e sinalização das chamadas ponto a ponto

Show call active voice brief

Mostra as chamadas que estão ativas de forma resumida com suas características, tempo de duração, origem e destino das chamadas.

Router# show call active voice brief

Total call-legs: 2

3A : 799622hs.1 +112 pid:3 Answer 408 active // origem da chamada

dur 00:00:07 tx:385/61600 rx:160/23690

Tele 1/0:23:33: TX:7730/3060/0ms g711ulaw noise:-42 acom:0 i/0:-43/-53 dBm

3A : 799625hs.1 +106 pid:5 Originate 53103 active // destino da chamada

dur 00:00:07 TX:160/23690 rx:385/61600

IP 171.68.168.250:25704 rtt:0ms pl:4980/0ms lost:0/0/0 delay:64/64/65ms g711ulaw

Show call history voice last n°

Mostra o histórico de chamadas que foram feitas, suas características e tempo.

Router# show call history voice last 1

GENERIC:

SetupTime=53183104 ms

Index=121

PeerAddress=213615

PeerSubAddress=

PeerId=21

PeerIfIndex=42

LogicalIfIndex=0

DisconnectCause=10

DisconnectText=normal call clearing (16)

ConnectTime=53183272

DisconnectTime=53244128

CallDuration=00:10:08

CallOrigin=1

ChargedUnits=0

InfoType=speech

TransmitPackets=548

TransmitBytes=18084

ReceivePackets=20281

ReceiveBytes=628711

VOFR:

ConnectionId=[0xCBC6D9D9 0x19C411CC 0x80A8EF8A 0xAE6830AC]

Subchannel=[Interface Serial2/0, DLCI 259, CID 7]

SessionProtocol=cisco-switched

SessionTarget=Serial2/0 259

CalledNumber=

VADEnable=ENABLED

CoderTypeRate=g729r8

CodecBytes=30

DTMFRelay=DISABLED

UseVoiceSequenceNumbers=DISABLED

CallerName=

CallerIDBlocked=False

Show gatekeeper call

Comando utilizado no gatekeeper, mostra as chamadas ativas no gatekeeper.

Raleigh3640A# show gatekeeper call

Total number of active calls = 1.

GATEKEEPER CALL INFO

====================

show voice call status

Em algumas versões de software mais novas podemos verificar o status das ligações ativas.

router#show voice call status

Na próxima matéria falaremos um pouco de DEBUG`S.

Até mais!