Carreira Dev

5 mar, 2007

Web 2.0, uma nova era na comunicação

Publicidade

Com a web 2.0, as empresas estão entendendo do assunto para conversar com você e, se você não estiver preparando, não terá espaço no mercado. As empresas querem que o usuário entre, navegue, interaja, indique, saia e volte novamente. E quem tem que conseguir uma solução, é você!

Algumas coisas que sempre vão funcionar

Mostrar a cara do usuário vai funcionar hoje, amanhã e daqui a 100 anos. O ser humano gosta de aparecer. É da sua natureza.

A grande jogada nesta nova web é a possibilidade dela ser totalmente, ou quase totalmente, interativa. O usuário pode ter grande envolvimento com o site. Quanto mais ele aparecer e se identificar, mais voltará e o indicará a outras tantas pessoas.

Use e abuse da tecnologia. Ela está aí para isto.

Se for possível, faça promoções em que o usuário apareça ou possa criar alguma coisa. Ele se sentirá útil e cativado.

Não pense só na empresa, pense em coisas bacanas que os usuários gostariam de encontrar. Ninguém entra em um site de relacionamento para saber sobre ele, mas para ver como as outras pessoas estão interagindo.

As pessoas postam em fotologs porque gostam que todo mundo as veja. Pense nisso e em soluções que possam envolver mais o usúario. Use e abuse de vídeos. O youtube está ai para isto.

Viral é a palavra do momento. E certamente não é à toa.

Interatividade: não esqueça nunca dela.

Em um futuro muito próximo, a possibilidade de interagir estará disponível em todos os meios de comunicação. Pela primeira vez em décadas, o mercado está mudando muito rápido. Utilize esta realidade ao seu favor.

Aprenda com o velho, mas, ao invés de concorrer com ele, invente o novo.

Já não existe mais um padrão e o público está cada vez mais crítico. Um deslize pode ser fatal. Por isto, estude muito o caso, a empresa e a solução aplicada. Nunca tente enganar o usuário. Criar uma solução que funcione pode dar um trabalho e tanto. Mas acabar com ela pode ser muito rápido. Basta os usuários não aprovarem ou sentirem-se enganados. Pense nisto.

Até a próxima!