Carreira Dev

15 abr, 2011

Qual é a “cara” de um profissional de TI da segunda década do século XXI?

Publicidade

No início, todos os sistemas eram customizados e ninguém
sonhava que um único software padronizado seria capaz de atender toda e
qualquer empresa. Aí surgiram o Windows, o ERP, o CRM e as redes TCP/IP.
Interligações e projetos grandiosos disponibilizaram a nós a internet.
Deixamos o Mainframe e sem perceber já estávamos nos anos 90, largamos os
jalecos brancos e CPDs, fomos para as garagens criar e depois éramos
especialistas que carregavam notebooks de três quilos e simplesmente taxados
como Nerds. Tudo bem…

Depois chegamos ao ápice dos microcomputadores e da
disponibilidade de ferramentas e recursos infinitos de BI e Comunicação. Uma
época em que foram construídas os melhores e os mais confiáveis sistemas até então.
Surgiram redes sociais, cloud computing, SaaS, Telefonia IP grátis com o
Skype, serviços web do Google e finalmente o iPhone. O ano 2000 foi o mais
avançado tecnologicamente na história da humanidade, desde a descoberta do
fogo, da invenção da roda e do Pão de Forma fatiado.

Na ocasião, os usuários eram conhecidos como Geeks ou Nerds
dos anos 2000, porém eram mais conhecidos como: aqueles que têm iPods, que
conseguem baixar músicas da internet, que jogavam vídeo games e que tinham um
Blog… Tudo bem! E o que nos reserva o futuro da computação pessoal e
empresarial? A resposta é simples e pode ser dada com apenas uma palavra: Oportunidade.

Temos a oportunidade de vivenciar os avanços da tecnologia e
usar nossas habilidades para melhorar a vida das pessoas, de criar e fazer
coisas, de expandir horizontes e ultrapassar as fronteiras do conhecimento.

Muitas vezes nos confrontamos com desafios pessoais e
profissionais que são verdadeiras barreiras, mas para nós (Nerds, Geeks ou hoje
reconhecidos profissionais de TI), facilmente transponíveis usando a
genialidade humana. Não falo de desenvolver softwares, de inventar
dispositivos, de mapear processos e gerenciar conteúdos, digo que possuímos
experiência e um arsenal tecnológico ao nosso dispor, que tal usar?

A questão é: vou usar, mas para quê? A sugestão é: Para
tudo!

  • Conseguir um novo emprego!
  • Caçar e contratar novos talentos para sua equipe!
  • Manter o networking “bombando”, falando com amigos
    e amigos de seus amigos em qualquer lugar do planeta!
  • Usar o GPS do telefone para andar de carro pela cidade e
    achar o endereço, compartilhando sua localização!

A tecnologia, o conhecimento e tudo que está disponível são
nossos aliados para sermos considerados profissionais antenados com o século
XXI. Pessoas valorizam isso, empresas valorizam isso e nós, profissionais de TI,
queremos estar perto de pessoas que valorizam essa realidade.

Quando consegui meu primeiro emprego, sabia programar em C e
dominava o alfabeto binário. Lembro que na época o chefe do RH (detesto a
palavra RH, prefiro Departamento de Pessoas) perguntou: “Você sabe passar fax e
telex? Sabe datilografar? Isso é importante para quem quer trabalhar no CPD!”.
Nessa hora entendi que ia ser complicado explicar que trocar a fita de uma
impressora matricial era diferente de montar uma função… Mas eram outros
tempos!

Gostamos de trocar ideias e de ter a oportunidade de
compartilhar experiências com pessoas que sabem tirar proveito das facilidades
que a tecnologia pode nos proporcionar. Isso mostra que um profissional é
adaptável, inovador e disposto a enfrentar desafios, seja ao atender um
telefone touch screen, andar pela cidade, viajar de carro usando um GPS para
chegar num lugar desconhecido, falar no Skype usando o 3G de seu celular ou
simplesmente tirar uma foto de seu filho pequeno na praia e encaminhar para o
e-mail de sua mãe via smartphone.

O ponto não é onde estaremos e para onde irá a tecnologia, o
ponto é aonde você quer chegar e estar no futuro. Não me refiro a ficar parado,
e sim a caminhar sempre adiante. Estamos na segunda década do século XXI, é
inconcebível que um profissional de TI não seja ativo em redes sociais
(LinkedIn ou Facebook), que não se abra no Twitter ou que não saiba a sensação
de usar um verdadeiro Assistente Pessoal Tecnológico (um Smartphone como o iPhone ou o BlackBerry).

É possível que alguém em sua próxima entrevista de emprego
peça seu e-mail, o adicione no LinkedIn ou no Facebook, leia seus últimos posts no
Twitter ou olhe para o seu telefone, caso alguém ligue na hora da entrevista.
Não é só a imagem que você quer passar, mas é o tipo de profissional que as
empresas querem contratar no século XXI. Todos buscam profissionais dinâmicos,
atualizados e dispostos a inovar!

Pense nisso, revise seus conceitos de tecnologia, vida
pessoal, desejos e vá em frente. Sucesso!