Eu demorei, mas aprendi que criticar diretamente não é a melhor forma para se cativar as pessoas. Ainda estou tentando praticar de forma mais eficaz, é difícil, muito
difícil, mas funciona. Contudo, existem situações onde a crítica é
inevitável. Infelizmente esses momentos existem e nós precisamos estar sempre
preparados para eles ? tanto para criticar quanto para receber uma
crítica. Mas fazer uma crítica sem motivo ou razão e, principalmente,
sem um conhecimento sólido que dê credibilidade a ela, é, no
melhor dos casos, desprezível.
O pior é que ultimamente, com tanta mídia gratuita por aí, eu tenho notado muita gente se empolgando e embarcando na onda de “crítico matador”,
e simplesmente querendo fazer o papel do grande sábio e conhecedor de
todos os assuntos, criticando a tudo e a todos sem o menor pudor ? e na
maioria das vezes, sem a menor autoridade para tal.
Alguns pensam que girando a metralhadora e disparando críticas para
todos os lados serão mais respeitados, ou sair logo criticando com
todas as forças algo novo e recém lançado é um grande negócio para
auto-promoção, e até mesmo que a crítica é a melhor forma de “falar que sabe tudo do assunto”.
Mas, assim como a síndrome do seniorismo, onde muita gente se tornou
consultor senior de negócios após um ano de estágio, a síndrome do
criticismo está se alastrando rapidamente. Hoje em dia todo mundo acha
bonito criticar, todo mundo acha bonito falar mal, chamar o código
alheio de porcaria (adoraram fazer isso com o twitter, recentemente) e
por aí vai. E o pior, o que está alimentando essa nova síndrome é o
comportamento da maioria que tem respeitado e tem até sentido uma
pontinha de medo de quem adora criticar tanto.
É muito fácil criticar, aliás, qualquer um pode criticar,
condenar e queixar-se ? e a maioria dos idiotas faz isso. Por vezes é
muito mais simples e não requer esforço e nem conhecimento, basta
disparar qualquer asneira e pronto. HEY, pessoal, acordem!
Já do outro lado nem é preciso ser conhecedor do assunto criticado para entender a crítica, afinal, célebres frases como: “- Odeio o framework X”, “- A API de fulano é horrível, deplorável” e “- O serviço do João é cheio de bugs”,
são muito fáceis de serem compreendidas e são ótimas para causar uma má
interpretação do assunto. Mas eu me pergunto, por que a pessoa odeia o
tal framework? Será por algum motivo que justifique a crítica, ou apenas porque antes da síndrome do criticismo esta pessoa já passou
pela síndrome do seniorismo e agora, além de não saber a ferramenta,
ainda a crítica? Ou por que a API do fulano de tal é tão ruim, não
seria por que a API é REST e o crítico só sabe fazer integrações usando
stored procedures? Ou quais seriam os tais bugs no serviço do João, será que existem de fato?
Eu não quero que este isso seja visto como uma crítica aos críticos,
não é. De certa forma estou usando este espaço e escrevendo sobre isso
exatamente pois tenho visto que muitos amigos e
pessoas próximas com as quais tenho contato estão sofrendo da tal síndrome do
criticismo. E isso é muito mais do que simplesmente chato, é frustrante.
A intenção é dar uma dica: estudem; estudem, ESTUDEM SEMPRE!
Saibam ser humildes, tenham respeito pelo próximo e aprendam a admirar
o trabalhos dos outros. Você será verdadeiramente respeitado e admirado
ao dizer “- Parabéns pela sua implementação, sua idéia para resolver aquele problema foi ótima”, muito mais do que criticando sem conhecer por pura falta de vontade e empenho em
aprender; criticar de forma irresponsável somente vai trazer respeito e
admiração de outros irresponsáveis e alienados.
Um exemplo simples e clássico
Eu estudei por muitos anos seguidos (há muito tempo atrás) e tive
cerca de 4 anos de experiência profissional com Struts 1.x. Até hoje
penso duas vezes antes de formular uma crítica a este velho conhecido e
tão calejado framework. Tenho consciência que não sei sobre todos os
detalhes do Struts e que posso ter compreendido ou até utilizado de
forma errada um ou outro recurso, por isso sempre penso se sou a pessoa
mais adequada para aquilo, principalmente quando estou inserido num
cenário que sei que a minha opinião, por exemplo, poderá repercutir ou
influenciar a opinião de outros. É preciso ter humildade para
reconhecer que não se sabe tudo e responsabilidade para criticar.
Mas mesmo assim eu escuto/leio muita coisa ruim do Struts que vem de
pessoas que estão começando a aprender JSF sem nunca ter tido qualquer
experiência com outra ferramenta/framework antes. Que credibilidade dar
a pessoas assim? Que credibilidade dar a uma pessoa que desdenha do
código alheio sem nunca te-lo visto?
Responsabilidade, humildade e maturidade devem estar sempre juntas
para te ajudar a manter-se em seu lugar e saber quando e como expor a
sua opinião.