Carreira Dev

30 mar, 2010

Certificações Cisco Professional mais valorizadas

233 visualizações
Publicidade

                                                                                            

Recebo muitos e-mails de pessoas que acabaram de se certificar ou têm interesse em fazer o  exame CCNA. Muitos me perguntam qual a certificação de nível Professional da Cisco que o mercado mais valoriza. Acompanho o mercado e posso dar a seguinte opinião:

  • 1º CCVP – Cisco Certified Voice Professional – Especialista em Voz, Voip e Vídeo.
  • 2º CCNP – Cisco Certified Network Professional  – Especialista em Redes.
  • 3º CCSP – Cisco Certified Security Professional – Especialista em Segurança de Redes.
  • 4º CCIP – Cisco Certified Internetwork Professional – Especialista em Internet e Redes.
  • 5º CCDP – Cisco Certified Design Professional – Especialista em Design de Redes.

É muito alta a procura por profissionais especializados em soluções convergentes como IP Telephony, VoIP, Vìdeo Conferência sobre IP, IPTV, etc.

Para quem tem a certificação CCVP, existem mais ofertas no mercado do que profissionais especializados; a vantagem é que pode-se negociar salários melhores devido à falta de profissionais com esta especialidade.

O CCNP é a segunda certificação na pirâmide Cisco e já demonstra o diferencial de um candidato para as empresas contratantes.

A certificação CCSP, ainda em alta, tem uma procura bastante grande. Atualmente não tão grande quanto o CCVP, mas maior, talvez, que o próprio CCNP. Ainda há bastante procura de profissionais com esta certificação pelas empresas.

A certificação CCIP é a mais nova das certificações “P”, e por este motivo, talvez, ainda não tão valorizada. Para especialistas CCIP, sua área de atuação é bem específica: Operadoras. Apesar de uma de suas provas ser a mesma do CCNP (BCSI) e uma outra ser a mesma do CCVP (QoS), as 2 provas restantes (BGP e MPLS) são bastante focadas no mundo Service Provider (SP).

Certificação CCDP é uma certificação que parece que “não pegou”. Apesar de ser bastante interessante, poucas empresas dão à ela seu devido valor, e ela vai ficando ali, no “limbo” das certificações “P” da Cisco. Muitas pessoas optam por tirá-la, pois, para quem já tem o CCDA e o CCNP, basta fazer um único exame (ARCH), porém aqui no Brasil, ela ainda não possui o “glamour” que mereceria.

Estas informações não são de alguma pesquisa, e sim a minha opinião do tempo que tenho de atuação no mercado de TI.

Até a próxima.