Recebo muitos e-mails de pessoas que acabaram de se certificar ou têm interesse em fazer o exame CCNA. Muitos me perguntam qual a certificação de nível Professional da Cisco que o mercado mais valoriza. Acompanho o mercado e posso dar a seguinte opinião:
- 1º CCVP – Cisco Certified Voice Professional – Especialista em Voz, Voip e Vídeo.
- 2º CCNP – Cisco Certified Network Professional – Especialista em Redes.
- 3º CCSP – Cisco Certified Security Professional – Especialista em Segurança de Redes.
- 4º CCIP – Cisco Certified Internetwork Professional – Especialista em Internet e Redes.
- 5º CCDP – Cisco Certified Design Professional – Especialista em Design de Redes.
É muito alta a procura por profissionais especializados em soluções convergentes como IP Telephony, VoIP, Vìdeo Conferência sobre IP, IPTV, etc.
Para quem tem a certificação CCVP, existem mais ofertas no mercado do que profissionais especializados; a vantagem é que pode-se negociar salários melhores devido à falta de profissionais com esta especialidade.
O CCNP é a segunda certificação na pirâmide Cisco e já demonstra o diferencial de um candidato para as empresas contratantes.
A certificação CCSP, ainda em alta, tem uma procura bastante grande. Atualmente não tão grande quanto o CCVP, mas maior, talvez, que o próprio CCNP. Ainda há bastante procura de profissionais com esta certificação pelas empresas.
A certificação CCIP é a mais nova das certificações “P”, e por este motivo, talvez, ainda não tão valorizada. Para especialistas CCIP, sua área de atuação é bem específica: Operadoras. Apesar de uma de suas provas ser a mesma do CCNP (BCSI) e uma outra ser a mesma do CCVP (QoS), as 2 provas restantes (BGP e MPLS) são bastante focadas no mundo Service Provider (SP).
Certificação CCDP é uma certificação que parece que “não pegou”. Apesar de ser bastante interessante, poucas empresas dão à ela seu devido valor, e ela vai ficando ali, no “limbo” das certificações “P” da Cisco. Muitas pessoas optam por tirá-la, pois, para quem já tem o CCDA e o CCNP, basta fazer um único exame (ARCH), porém aqui no Brasil, ela ainda não possui o “glamour” que mereceria.
Estas informações não são de alguma pesquisa, e sim a minha opinião do tempo que tenho de atuação no mercado de TI.
Até a próxima.