Carreira Dev

1 jun, 2011

CDI, uma tecnologia para mapear clientes

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Conhecer o perfil de seus clientes sempre foi diferencial
competitivo, mesmo em tempos passados. No entanto, o dinamismo do mercado
moderno exige muito mais do que aquele velho costume de ser recebido
pessoalmente pelo dono da empresa na porta do estabelecimento.

Em tempos de fusões e grandes aquisições, as organizações se
deparam atualmente com dezenas de ilhas de informações que contêm dados
estratégicos para o negócio, normalmente dispersos e desconexos em sistemas
transacionais dos mais diversos sabores.

Seria praticamente impossível qualificar os dados
corporativos, de modo a torná-los úteis, se a tecnologia da informação não
estivesse também em forte ascensão. Felizmente, tecnologias como Data
Warehousing ou Business Intelligence já se encontram maduras, com
seus mais de 30 anos de existência, embora ainda apresentem lacunas de
funcionalidade no que diz respeito a um dos objetivos mais estratégicos:
conhecer bem o seu cliente.

De fato, o parque computacional conta hoje com uma sopa de
letrinhas que normalmente causa muita confusão entre os usuários ou gestores de
TI. Termos como BI,  DW e CRM são mais populares, mas iniciativas como
MDM, CDI, ou PIM ainda são praticamente um enigma para alguns.

De todos esses acrônimos, o que a nosso ver é o mais útil de
se estudar no momento é justamente o CDI – Customer Data Integration – que pode
ser entendido, de maneira simplificada, como um conjunto de tecnologias
aplicadas com um único objetivo: reconhecer melhor o seu cliente em nível
corporativo.

Para explicar de forma clara o significado de CDI, temos que
conhecer primeiro o termo Master Data. Dados mestre, em bom português,
são informações chave sobre entidades cruciais para o negócio. Bases de dados
contendo informações sobre clientes são o exemplo clássico. Para grandes
distribuidoras o problema pode não ser tão relacionado a clientes, e sim com
dificuldade no gerenciamento em extensas listas de produtos para fins
estratégicos ou objetivos de compliance. Em resumo, trata-se de
tecnologia para gerenciar dados críticos e sensíveis para cada empresa, em
nível corporativo.

Conceitualmente podemos definir CDI como: infraestrutura
tecnológica que visa à integração, harmonização e gerenciamento de Dados
Mestre. Por gerenciamento entende-se desde a aplicação de regras corporativas
de validação, enriquecimento e unificação de dados corporativos, até a gestão e
uso estratégico dos indicadores de qualidade destas informações. Provendo desta
forma uma fonte rica em dados mestre devidamente criticados, unificados e
tratados para atender aos processos de negócios. A exposição destas informações
normalmente envolve a capacidade da plataforma escolhida em acoplar estes
recursos em barramentos de dados e serviços corporativos via SOA.

Trata-se, portanto, de um conjunto abrangente de recursos
computacionais combinados para atender a objetivo comum. Estão aí envolvidos
produtos de hardware e software especializados, com recursos de integração e
qualidade de dados para criação de um motor de resolução de identidade e,
principalmente, envolvimento de pessoas e processos para definição dos
requisitos de tratamento a serem arbitrados em abrangência corporativa.

A boa articulação depende, obviamente, de empresas
experientes em projetos de grande complexidade de dados para que a
internalização da prática não se torne mais um complicador para o já atribulado
dia a dia dos profissionais de TI das empresas. O fato é que a sigla CDI, que
se encontra em foco, no momento, no mundo da inteligência de negócios e sua
força motriz poderia perfeitamente ser associada àquela velha prática que reza:
conheça bem o seu cliente.

Alinhada com outras iniciativas – algumas já bem conhecidas
como CRM, ERP – e outras nem tão populares como o PIM (Product Information
Management), a tecnologia de CDI é capaz de fortalecer o apoio ao complexo
processo de tomada de decisões no que tange a ações diretamente voltadas às
pessoas que interagem com a organização, sejam estas clientes ou entidades
relacionadas como funcionários ou fornecedores, por exemplo.